MUITOS CANTOS DA CIDADE COM NOME RELIGIOSO

Herança católica portuguesa, desde o catolicismo ibérico /Portugal-Espanha/ do tempo dos grandes descobrimentos ao longo dos mares, século XVI (o recente protestantismo de Lutero - 95 teses, out./1517 - negando culto a santos).

A dita Cidade Maravilhosa nasceu como São Sebastião do Rio de Janeiro, num 20 do primeiro mês do ano - Sebastião, originário de Narbonne, França, e cidadão de Milão, 256/286, século III, soldado romano mártir, virou patrono. (Ah. votados em paralelo São Sebastião e São Jorge como padroeiros do Estado do Rio de Janeiro... muitos municípios, cada um com sua específica entidade celestial.)

Aí, novas santidades 'acariocadas'.

1---Bom, FESTA cristã ocidental o Dia de Todos os Santos, em 1 de novembro (ironicamente, na véspera, o Dia das Bruxas ou Halloween, principalmente nos países anglófonos, "travessuras ou gostosuras" nos States, tradição de origem celta) --- procissão religiosa no Largo de São Francisco da Prainha, em destaque também músicos, atores e dançarinos sobre pernas de pau. // 2---BAIRROS de: Santo Cristo ou Santo Cristo dos Milagres, bairro portuário no centro da cidade, forte ligação com nossa origem portuguesa, marcado pelo comércio e tortura de escravos --- foi-se também o tempo de uma antiga refinaria de minério e praticamente desativado cais... hoje espaço colaborativo de indústrias, mostras diversas de arte, tatuagem, ensaios de bandas e festas ao longo da madrugada, food-truck, cinema ao ar livre / Santa Teresa - de origem espanhola, Santa Teresa de Ávila ou Teresa de Jesus --- bairro famoso pelo perfil intelectual, a Montmartre carioca, galerias modernistas, edificante-pacífica mistureba religiosa, ruas estreitas de pedregulhos (quem se lembra do famoso bondinho que depois aparecia imponente sobre os Arcos da Lapa?) e casarões-palacetes históricos, muito café da manhã e música brasileira / São Conrado, referência à igreja homônima, construída por Conrad Jacob de Niemeyer, militar, político e engenheiro do exército, antecedente, isto é, primeiro de quarto grau do futuro internacional Oscar --- bairro dos voos de asa delta, praia, quiosques e muito jazz / São Cristóvão, um dos santos mais populares do mundo --- em 1627, fundação da igreja, ainda à beira-mar, pescadores amarrando embarcações à porta na hora da missa, logo em seguida bairro de pescadores e comerciantes --- em 1803, erguido casarão sobre uma colina, sete anos mais tarde local escolhido por D. João VI para o Palácio Real da Casa de Bragança, início do povoamento lusitano, alcunha de Bairro Imperial --- hoje muitas indústrias, em especial têxteis. // 3---RUAS: São Clemente, em Botafogo --- no n. 134 a Fundação Casa de Ruy Barbosa, área verde com 9 mil m2, residência do jurista-escritor, de 1895 a 1923, jardim tombado pelo IPHAN, museu desde 1930, importante acervo bibliográfico, documental e arquitetônico, cerca de 18 mil volumes / São João Batista, nas imediações --- parece mercadinho de bairro, com feira de legumes-verduras-grãos-queijos-vinhos e com degustação / Santa Clara, em Copacabana --- local mais chique, mas com feirinha, barraquinhas de comida e forró importado, além de comida japonesa e saquê / São Francisco Xavier, santo espanhol e grande missionário --- ali existiu durante pouco mais de três anos, o primeiro hipódromo da cidade, D. Pedro II na festa de inauguração, hoje existem igreja, hospital universitário, colégio militar e restaurante japonês. // 4---LARGOS de: São Francisco de Paula, no centro --- um dos mais antigos logradouros era uma lagoa fora dos muros da cidade, aterrada e arruada no século XVIII, calçada pela primeira vez em 1817 para a coroação do agora rei D. João VI - igreja homônima e antigos, porém ativos, prédios universitários da UFRJ / São Francisco da Prainha, palco para muitos eventos, como por exemplo jazz, e muita comilança de petiscos e caldinhos... e cerveja --- no morro da Conceição, bem pertinho, na vizinhança da Igreja de São Francisco da Prainha, um largo homenageia São Francisco de Assis. // 5---PRAÇA: São Salvador, em Laranjeiras --- quadrilátero com parquinho infantil, coreto, muitos bares, forró, samba, chorinho e jazz, também uma unidade do corpo de bombeiros.

-------------------------------------

LEIAM "Folclore IV - Para comer rezando".

FONTE:

"O fim de semana é sagrado" - Rio, jornal O GLOBO, 1/11/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 01/02/2020
Código do texto: T6855953
Classificação de conteúdo: seguro