COMO TUDO (a vida) COMEÇOU...

O mundo inteiro "conhece" o cientista CHARLES DARWIN, mas não o 'homem' como ser humano, porém através da literatura confidencial acabamos sabendo... --- "A origem", viagem-expedições de Darwin-naturalista a bordo de Beagle, 1832 - Brasil, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Mares do Sul e além -, e também relato completo de uma vida de investigações intelectuais, controvérsias científicas e religiosas. ------- Obra "A origem das espécies", verdadeiro marco na ciência, com a famosa Teoria da Evolução que revolucionou a compreensão humana a respeito de sua própria origem. No Jardim Botânico do Rio, Museu do Meio Ambiente, exposição"Darwin - origem & evolução", com 295 peças, entre coleções botânicas, fotos (não pode rir: caricatura feita pelo ilustrador F. Waaddy, 1873 - senhor 'DARWIN(-ZINHO)', tadinho, careca e super barbudão...), documentos, fósseis e obras de arte conectadas com a trajetória do naturalista e biólogo britânico: 1-a ciência antes de DARWIN e a relação do homem com a natureza neste período; 2-depois, viagem do navio Beagle, narrativa centrada na experiência dele na América do Sul - áudios logicamente posteriores, modernos, com trechos do diário, inclusive a passagem icônica por *Galápagos (Oceano Pacífico, arquipélago de 58 ilhas vulcânicas, pertencente ao Equador, nome oficial Colón, a cerca de mil quilômetros da costa). Algumas instituições colaboraram na montagem da mostra - o Museu Nacional cedeu uma coleção de animais vertebrados taxidermizados, como mamíferos, répteis, aves e peixes; o próprio expositor apresentou obras de João Barbosa Rodrigues, ilustrador e também naturalista, diretor do parque de 1890 a 1909; também fósseis do catálogo do Museu de Ciências da Terra, como um gigantesco tatu pré-histórico, e uma coleção de besouros da Fio Cruz.

--------------------------------------

LEIAM meu trabalho "Militar-escritor presente".

NOTA DO AUTOR:

*Galápagos - terra das não lendárias e raras (só existem lá!) espécies animais: as tartarugas gigantes, tubarões-martelo e o iguana marinho. Devido ao aquecimento global, dificilmente se adaptam a outros lugares e logo morrem.

"A origem", 814 páginas, livro de IRVING STONE (1903/1989), autor norte-americano, artífice literário especialista em biografias: Van Gogh, Miguel Ângelo, Freud...

FONTE:

Charles Darwin e os 160 anos de "A origem das espécies", artigo de Ricardo Ferreira - Rio. jornal O GLOBO, 30/8/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 31/01/2020
Código do texto: T6855198
Classificação de conteúdo: seguro