O esconde-esconde dos defeitos e das virtudes

Uma jovem começou a contar de costas: "um, dois, três,... lá vou eu!" E saiu a procurar o que estava escondido.

Logo encontrou a MALDADE, que sua merenda levou, era uma bela maçã verde e suculenta.

Mais adiante se deparou com a INJÚRIA, que disfarçada de histórias que denigrem a imagem alheia, fugiu correndo para o pique.

Num canto escuro estava a INVEJA, que se disfarçava de cuidados, e ao longe ela dizia: "está gorda, precisa emagrecer por sua saúde; está velha, enrugada, precisa se cuidar,..."

O MEDO e a CULPA também fugiram para o pique, o MEDO paralisa e a CULPA nos prende nos umbrais de nossa alma.

Mas sob o foco luminoso da VERDADE estava o espelho da CONSCIÊNCIA, quando a jovem olhou o espelho viu que todos os defeitos eram seus, mas antes que a CULPA se apresentasse com suas garras sufocantes, a RESPONSABILIDADE apareceu e sem tempo a perder mostrou o caminho do AUTO CONHECIMENTO e do TRABALHO.

A RESPONSABILIDADE convidou a jovem ao CONHECIMENTO de si mesma, de seus pensamentos, desejos e ações; e ao processo de APERFEIÇOAMENTO que só se dá pelo ESFORÇO, TRABALHO e AMOR.

Defeitos são tarefas trabalhosas não começadas, virtudes são trabalhos completados, mas o único realizador de nossa história somos NÓS MESMOS.

E com a ajuda do TEMPO a jovem conquistou a PERFEIÇÃO, mas somente o AMOR consolou suas dores e só o TRABALHO retificou seus enganos.