ESCALA
Nos primeiros minutos da oitava hora, notas musicais ondulam na brisa fria que invade a sala, outrora animada por sorrisos pueris. As mãos delicadas de Candora deslizam sobre o velho piano, tais quais caranguejos enamorados, ora entrelaçadas, ora encostadas.
Ah, tempos idos!
Em sutil Ré menor, empreende-se marcha ré à realidade, estacionando nas reminiscências de um longo passado. Suave toque em Lá maior faz surgir a criança, lá adiante, em vestes brancas, cabelos loiros esvoaçantes, estampando no rosto angelical o sorriso pela janelinha de seus dentes. Após dez segundos de Sol menor, o ser brilhante como o sol se decompõe.
Virada de nota em Mi, lábios trêmulos murmuram: - Mi....Mi.... Mirela!
Vibra Dó maior.
Bem maior é a dó no semblante de Candora pela saudade daquela vida abreviada.
Em Fá sustenido repousam os dedos sobre a tecla negra. “Oh Deus! Sufoca a dor em meu coração. O que disseres...fá-lo-ei em teu louvor”.
Si em semibreve é o arremate final. Caindo em si nas lágrimas, a mulher volta à realidade.
E assim, todos os dias, a mulher retorna ao piano para que num simples acorde...
...ela acorde.
Em si, para si e por si.
Texto escolhido e integrante da Seção Destaque do XXI Prêmio Ideal Clube de Literatura, em 2019. Categoria Conto.
Link: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiS__Lhi5DoAhXCJ7kGHfWvATgQFjAAegQIARAB&url=https%3A%2F%2Fwww.al.ce.gov.br%2Findex.php%2Fpublicacoes%2Fcategory%2F115-todas-as-publicacoes-das-edicoes-inesp%3Fdownload%3D1256%3Alivro-xxi-pr%25C3%258Amio-ideal-clube-de-literatura---pr%25C3%258Amio-jos%25C3%2589-telles&usg=AOvVaw20OEgp8qEn_fdqvW4lRjwo
Texto selecionado e integrante da coletânea Odisseias Literárias IV, do TRT7, em 2022.