CBH - MISCELÂNIA - PARTE V (cont.)

Depoimento de CYNARA FARIA /recorte da revista ÉPOCA, sem data/:

Ficou "muito revoltada" com as vaias, não apenas em razão da qualidade de "Sabiá", mas por achar que CHICO e JOBIM "não mereciam aquilo".

- - - - -

"A vida da gente era muito boa nos tempos dos festivais, tínhamos uma convivência musical com gente bacana, sem essa coisa ruim que está acontecendo hoje em dia com as pessoas. Tudo era muito musical, a gente estava tentando levar a ditadura com mais leveza. (...) Eu sentia muito o que estava acontecendo, mas não ia para a rua. Não fui à Passeata dos 100 mil (em 1968), me abstive muito, pensava que podia ser atingida fisicamente, Hoje, o país se dividiu de novo, a diferença ó que agora os artistas também estão divididos. (...) As afinidades não são mais musicais, mas políticas, Vejo artistas que não curtem mas as coisas dos outros que são legais só porque elas têm um viés politico que não lhes agrada. (...) Em 1968, todo mundo estava unido por uma causa. O inimigo era a ditadura. (...) O que existe hoje não é uma ditadura, não há mais censura. As redes sociais estão ai. todo mundo fala o que quer, mas você tem que se segurar para não ser apedrejado ali. (...) reação de ódio, nunca vi coisa igual. (...) estou aprendendo a duras penas. A gente tem de se cuidar para não perder nem os amigos nem o bonde da história. Minha forma de pensar sempre foi a mesma, querendo uma coisa justa, boa e de mérito. (...) Sou a favor da posição que o HENFIL e que o RUY tinham, de levar para o lado do humor, não do palanque. (...) Perdi a CYBELE em 2014. Ela faleceu do nada, aos 74 anos, e aquilo me bateu muito forte. (...) O que eu aprendi ali, com a vaia do Maracanãzinho, pode ser resumido em uma frase do MILLÕR FERNANDES: "O importante é nada." Tudo passa, mesmo, e essa raiva vai passar. Nós não aguentaremos muito mais tempo assim. Tenho um lema do espiritualismo que é: "Se você não pode fazer tudo, faça alguma coisa e se satisfaça com aquilo." Não adianta querer enfiar na cabeça das pessoas o que você acha, elas só vão entender quando quiserem entender."

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 07/12/2019
Código do texto: T6812941
Classificação de conteúdo: seguro