E SE VOCÊ NÃO SE CONFORMASSE?

 
     Conformidade é um pais que fica além do horizonte dos nossos olhos e próximo à fronteira dos nossos hábitos. Lá, até há algum tempo atrás, todas as pessoas, desde a mais tenra idade, eram obrigadas a carregar um saco de pedras nas costas.
   Carregar um saco de pedras nas costas era uma lei existente no país e ninguém jamais a contestara. Todos a cumpriam, pois a desobediência era punida com pena de morte. Ninguém sabia quando, porque e por quem fora promulgada essa lei, mas o certo é que ela era tão antiga que as crianças em Conformidade já nasciam com uma postura encurvada e uma enorme calosidade nas costas. Por isso o país era conhecido como a terra dos corcundas.
    Um dia um desconhecido chegou ao país. Era noite e todo mundo estava dormindo no posto alfandegário da fronteira. Ninguém o parou e ele entrou no país sem nenhum entrave. Mas nem bem raiava o dia, o estrangeiro já tinha sido preso, amarrado como um escravo fugitivo e levado perante um colérico e atônito tribunal, cujos juízes pareciam não acreditar no que viam: uma pessoa andando pelas ruas do país sem um saco de pedras nas costas!
     Ciente do seu crime, foi concedido ao estrangeiro o direito de dizer algumas palavras em sua defesa. Embora cientificado de que nada do que dissesse poderia justificar a enormidade do seu crime, o estrangeiro disse: “Senhores Juízes. Sei que a ignorância da lei não justifica o crime. Sinceramente, eu não sabia dessa lei que vos obriga a carregar, pela vida toda, um saco de pedras nas costas. Não me rebelo contra ela, por que sei que as normas são feitas para serem cumpridas. Só peço que me esclareçam uma coisa, para que eu não sinta que morri em vão: qual é o objetivo dessa lei e qual o bem que ela faz para a gente desta terra?”
    Os juízes olharam uns para os outros, surpreendidos com a pergunta. Passados alguns minutos, o que parecia ser o presidente do tribunal, respondeu:  “ Não sabemos. Essa lei é milenar e todos a cumprimos sem jamais questionar.
   “O que aconteceria se ela fosse desobedecida?” perguntou o estrangeiro?
     Novamente os juízes se entreolharam e ninguém foi capaz de dar uma resposta.
     Para encurtar a história, o estrangeiro foi condenado e sua pena foi executada. Mas no dia seguinte um dos juízes escreveu ao rei e ao Parlamento perguntando por que os habitantes de Conformidade deviam carregar, pela vida toda, um saco de pedras nas costas? Ninguém soube a questão, e o juiz que a formulou perdeu o emprego.Mas logo outros habitantes de Conformidade também começassem a perguntar: o que aconteceria se deixássemos de carregar esse saco de pedras nas costas?
    Hoje, quem for à Conformidade encontrará um povo que caminha ereto e suas crianças já não nascem com calosidade nas costas. E toda vez que alguém diz a um habitante do país que ele deve se conformar com aquilo que parece inevitável, ele pergunta: e se eu não me conformasse?
   Aliás, o país mudou de nome. Chama-se agora Horizonte Infinito e é conhecido como a terra das grandes possibilidades.