APARIÇÃO

Tarde de céu limpo, sem ventania...

Surgiu às carreiras, sem tropel, repentino e apeou do alazão

Passado o susto, o menino perguntou-lhe o porquê da pressa...

Sorriu, sentou-se no chão e disse, cruzando os dedos à boca:

“Se jurar segredo posso contar - se minha memória não falha...”

A história é tantinho louca... Difícil de acreditar...

“Viajo dia inteiro por essas terras... De manhã, no alto das serras... Fico até à tardinha, quando o Sol por lá se esconde... Sigo pelo vale, onde corre o rio, navego seu leito até a madrugada e descanso no mar

Prosseguiu, explicativo:

“A vida é diária batalha e continuar em frente é desafio pra gente valente...

Viajo todo o tempo por esse universo desde pequenino até a cabeça ficar grisalha...”

“Companheiros de estrada?”

“Encontrei tipos diversos... Jovens, animados e sorridentes... Senhores silentes e sisudos...”

“Lembro-me de cada rosto - se minha memória não falha.”

“Passado o ânimo inicial, pra tristeza e desgosto, desejavam boa viagem e desistiam da empreita...”

“Via-me só nas estradas cheias de pó“.

“Cá entre nós: Já ajuda quem não atrapalha!”

Perguntei se teve dúvidas?

“Ora, claro, viver é decidir em cada desvio, um dilema todas encruzilhada. De pouco, a gente se ajeita, desata os nós dos problemas.”

“Pedia ajuda, sim. Entrava pelos vilarejos ou se encontrava matuto de passagem, pedia informação sobre o caminho mais curto, a tempo de encontrar, antes da noite, alguma estalagem e também onde encontrar alguma refeição”.

E prosseguiu:

“Se a memória não me falha, encontrei um cego. Apontou-me o caminho erguendo a bengala. Disse ter segura certeza. Sabia os caminhos de ouvir dizer. Contou sobre a trilha da ponte rumo ao infinito. O trajeto devia ser bonito, pois sentira o perfume das flores.”

“Agradeci e o cego despediu-se, desejando-me: Boa viagem!”

“Se a memória não me falha, encontrei um surdo-mudo. Sabia caminhos de tanto errar, por aí.”

“Mostrou-me o pedaço de papel. Era um mapa e apontando o céu, rabiscou no chão uns traços, como fizesse um mapa astral.”

“Agradeci e o surdo-mudo despediu-se, desejando-me: Boa viagem!”

“Se a memória não me falha, encontrei, cambaleante, um manco carregado de tralhas”

“Ofereci montaria para acelerar o passo, mas ele agradeceu, negaceando e dizendo: Devagar se vai ao longe. De ligeiro, basta o vento. E neste ritmo lento, admiro a paisagem... Sinto o perfume das flores “

“Agradeci e o manco despediu-se, desejando-me: Boa viagem!”

No céu limpo, repentino raio e trovão furioso.

O homem levantou-se assustado, mãos, em concha, aos ouvidos, como ouvisse um chamado.

Montou o alazão e partiu...

Deixou no rastro a curiosidade...

O menino indagou a alguns do povo sobre quem era o homem.

Todos juraram, de dedos cruzados, nunca tê-lo visto.

Às vezes, o menino parece vê-lo.

Se a memória não falha, ele acena lá no infinito horizonte...

Parece desejar-lhe boa viagem.

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 02/12/2019
Código do texto: T6809429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.