ELE, WILLIAM

WILLIAM espalhado internacionalmente, seja em feiras literárias, debates, filmes, óperas, balé, telinha/telona, palco, seminários, peças (escreveu 37 - teatro, a mais viva das artes!!!) com atores brasileiros ou salas de aula - bardo, como dono do palco do mundo, projeto "Shakespeare vivo" nas instituições britânicas e brasileiras, atingindo cerca de 140 países. Temas variados: política, paixão, raça, gênero classe social... O conceito é aproximar o bardo de nossas vidas individuais e também da sociedade. Primeiro debate inclui livros recentes de críticos e pensadores - fórum shakespeariano, em São Paulo, abril/2016, "Shakespeare 400 /anos de morte/: Todo o mundo é um palco"; posteriormente, encontros em Paraty, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Extremamente atual questões levantadas há séculos ainda 'mexem' com problemas da atualidade todos os dias no mundo inteiro. Genialidade como dramaturgo equilibrada em dualidades - por exemplo, em "A tempestade", um dos mais trágicos trabalhos, elementos sobrenaturais e humanas emoções - maestria em diferentes níveis na forma teatral: comentário sobre emoções e relações humanas, e poesia capaz de elevar o mundano ao espiritual. A sobrevivência e permanência de SHAKESPEARE não é só a forças das estórias, mas também o poder de suas palavras, sejam de violência, dor ou alegria, em especial as de amor. ----- Quem foi: O inglês WILLIAM SHAKESPEARE (1564/1616) nasceu em Stratford-upon-Avon, numa família abastada, depois dificuldades financeiras e nunca estudo em universidade. Primeira peça aos 23 anos (total 37), 154 sonetos, centenas de poemas. / Acredita-se uns 50 mil novos espectadores a cada ano. / Foi da publicidade aos quadrinhos, passando pela música pop, mangá, cinema e televisão - entre 1992 e 1994, série de animação "Shakespeare: The animated tales", da BBC, 12 peças. / Em MACHADO DE ASSIS, a importância do bardo, citações a escritos dele. / Mais influente dramaturgo do mundo, introduziu mais de 3 mil vocábulos à língua inglesa, de acordo com o Oxford English Dictionary.

----------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Bardo britânico ou universal?" e "Caminho curto entre a Mesopotâmia e Stratford-upon-Avon".

FONTE:

"Bardo por toda parte", de Luiz Felipe Reis - Rio, jornal O Globo, 17/4/16.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/11/2019
Código do texto: T6799722
Classificação de conteúdo: seguro