EGITO - o clássico, o moderno

Nova versão sobre CLEÓPATRA - não a visão de uma mulher apenas sensual capaz de seduzir com o corpo e dotes femininos especiais homens de grande valor, fruto de uma cultura patriarcal romana e propaganda hostil para "explicar" o fracassos dos grandes militares. - César, Marco Antônio, Otaviano... que visavam seu reino, não a mulher -; ela seria distante do estereótipo de "mulher fatal" e sim bastante cerebral, ideias e habilidades estratégicas.

- - - - -

O que turista diz do Egito - muitos significados culturais intraduzíveis: há o Egito Antigo, herança de uma civilização de mais de 5 mil anos (obras faraônicas, templos, águas verdes do Nilo) X o Novo, infelizmente o Cairo com sua beleza corrompida por caminhos políticos. Povo simpático, sorridente, amistoso. ----- Egito Antigo, Luxor é a antiga Tebas, onde é preciso ir de barco, parando nas cidadezinhas localizadas à beira. Deslumbrante templo de Karnack, o maior do país, e o de Luxor, lindas e preservadas heranças do local. Ainda o Vale dos Reis, tumbas construídas para os faraós e nobres no Reino Novo. Impressionantes as cores das paredes, ainda muito vivas com mais de 3 mil anos. Rio com águas verdes e calmas, porém mergulhos com trajes recatados - jamais o biquini de Ipanema! Edfu, ilha com o maravilhoso templo dedicado a Hórus, o deus do céu. A cerca de 150 km ao sul de Luxor, o templo de Com Ombo, o único dedicado a dois deuses, crocodilo Suco e falcão Hórus. Na cidade de Aswan, o templo de Philae, culto à Ísis, a deusa da maternidade-fertilidade-magia - a edificação veio transferida do local original, pois na construção da barragem, década de 50, a ilha de Philae sofreu alagamentos, o templo perdeu as cores das paredes, mas continuou de pé - nos anos 70, reconstruído pela Unesco, 40 mil peças reconstruídas em Agilquia, ilha vizinha. Não muito longe, Vila Núbia, ilha de casinhas coloridas, embarcações locais felucas (egípcia tradicional, certa semelhança com jangada brasileira) para chegar até lá - ruas estreitas, casas pintadas à mão, azul como repelente natural. ----- Barcos cercados por artesãos oferecendo talhas em madeira, como pequenos crocodilos, e pulseiras e colares com detalhes dourados. ----- Sul, cidade de Assuã - na parte antiga, mesquita Al Aqmar, mercado Khan A-Khalili, estilo 'souk' (bazar árabe), multicolorido; restaurante em hotel debruçado sobre o Nilo. ----- Pirâmides de GHISÉ, grandiosidades agora fora de livros, emoções ao vivo - Kéops, Quéfren e Miquerinos, construídas como tumbas reais a partir de 2600 a. C. Também as três mais grandiosas mesquitas da capital - Al-Rifa'i, Muhammad Ali e Mesquita Madrassa do Sultão Hassan. ----- O museu do Cairo é comparável ao parisiense Louvre, em quantidade de preciosidades.

-----------------------------------------

NOTAS DO LEITOR:

Filme "Cleópatra" - States, 1963, gênero épico e drama histórico, Prêmio Oscar de Melhor Direção de Arte -- Richard Burton & Elizabeth Taylor. Não localizei a cena, sei porque me contaram. De repente, um longínquo avião século XX no céu azul - imagine-se a gritaria da plateia previamente avisada pelos jornais. --- Livro "Cleópatra - A rainha que desafiou Roma e conquistou a eternidade", do jornalista italiano ALBERTO ANGELA, mais de 120 exemplares vendidos na Itália.

FONTES:

"O Egito", artigo de Zazá Piereck - Rio, revista ELA, 21/4/19. --- "Clichê machista" - Rio, jornal O Globo, 1/9/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 19/10/2019
Código do texto: T6773380
Classificação de conteúdo: seguro