VIVE LA FRANCE! - PARTE IV

AS DEFENSORAS-PROTETORAS

1---SANTA GENOVEVA - Tradições católica romana e ortodoxa oriental. Nasceu em Nanterre, França, em 423, pai franco e mãe galo-romana. Predestinada, desde os 6 anos dedicou-se ao serviço divino e logo despertou a atenção de São Germano de Auxerre e São Loup de Troyes, heróis medievais, que a caminho da Bretanha passaram por Nanterre em 429. Frequentes visões proféticas de santos celestiais e anjos. Em 451, com força de caráter, a religiosa convenceu os habitantes de Paris a não entregar a cidade aos hunos, nômades e seminômades equestres de origem mongólica, hábeis em arco e flecha, e aplacou a ira de Átila, chefe desde 434, ambição pelo ouro como resgate das cidades dominadas, isto com preces... e as sólidas muralhas do local... ou o boato de cólera (quem inventou?). GENOVEVA construiu uma igreja na região da tumba de São Diniz, primeiro bispo de Lutécia (antigo nome de Paris, daí cognome Cidade Luz). Recebera o véu sagrado, isto é, freira aos 15 anos, morrendo aos 89. Festejada a 3 de janeiro. Protetora de Paris.

2---SANTA JOANA D'ARC - Em 1928, o grande cineasta dinamarquês CARL THEODOR DREYER (1889/1968), também jornalista, deu ao mundo sua obra-prima, sendo uma das mais aclamadas do cinema mudo, "A paixão de Joana D'Arc", narrativa expressionista (interpretação subjetiva dramática e angustiante do artista sobre o mundo interior da personagem) dos últimos dias da heroína mística francesa. Nasceu em Domrémy, França, em 1412, simples filha de camponeses. Aos 14 anos, JOANA sentiu um chamado de Deus para lutar, expulsar os ingleses que ocupavam e dominavam a maior parte do território francês e libertar sua pátria. Passou a ouvir vozes celestiais, acreditando serem do anjo GABRIEL, além de SANTA CATARINA e SANTA MARGARIDA DE ANTIÓQUIA que com ELA confabulavam. Vestiu-se de homem, apresentou-se ao rei CARLOS VII, a quem coroou, e ele a colocou à frente do exército francês - inspirados por sua fé, os soldados franceses expulsaram em parte os invasores. Praticamente conseguiu cumprir a tarefa, mas foi traída, capturada, caindo nas mãos dos ingleses e condenada à morte na fogueira pela Inquisição, porém sem o consentimento oficial da Igreja. CARL criou uma atmosfera densa em torno da atriz francesa RENÉE FRANCINETTI, imortalizada pela sua interpretação. JOANA foi reabilitada pela Igreja em 1456, séculos depois beatificada em 1909 na Catedral Notre Dame e somente canonizada pelo papa Benedito XV no dia 30 de maio de 1920. Venerada hoje como marco de fé e defensora-protetora da França.

-----------------------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos: "Joana D'Arc, uma santa diferente" --- sobre mulher comum, religiosa, "Bananas verdes" e "Tempo antigo: pecadora ou salvadora?"

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 22/09/2019
Código do texto: T6751383
Classificação de conteúdo: seguro