A LEBRE E A TARTARUGA - PARTE II

Retrospecto histórico --- gênero FÁBULA - estória curta, personagens animais racionalíssimos, que nos ensinam muitas coisas / lições de vida todo dia --- eterno retorno a autores filosóficos:

ESOPO (620 / 564 a. C.) - escritor da Grécia Antiga a quem se atribui a paternidade de um fabulário imenso; Jean de LA FONTAINE (1621 / 1695) - poeta e fabulista francês; e José Bento Renato MONTEIRO LOBATO (1882 / 1948) - escritor, editor, ativista e empresário na indústria do petróleo, cidadão brasileiro.

HQ - "Bichinhos de jardim", de CLARA GOMES --- estorinhas: humor irônico, ácido, raramente ingênuo, porém sempre divertido. ----- JOANINHA ante o note Book: "Tec! Login!" ELE, o aparelho: "Bom dia, Joana! O que você está fazendo? O que está assistindo? No que está pensando?" ELA, desabafando sozinha: "Aquela rede social que parece namorado chato controlador!" ----- JOANINHA: "A fim de atender ao nosso exigente público... a partir de hoje só trabalharemos com humor inteligente! Agora uma piadinha. Era uma vez um químico com dois mestrados, que só ouvia música clássica...' ----- ABELHA ante a televisão enumerando vídeos: "Batalhas Épicas no canal de história... Predadores Sanguinários no canal de bichos... Combate dos Cozinheiros Rústicos no canal de comida... Adoro experimentar tantos perigos no conforto do meu sofá!" ----- MINHOQUINHA: "Estou curado! Operei da filosofia!" JOANINHA: "Oi?" MINHOQUINHA: "As questões se foram. Acabou o excesso de pensamentos! E ainda aproveitei pra extrair um ciso!" JOANINHA: "A primeira minhoca filósofa dentada da história!" ----- CARACOL: "Já parou pra pensar que quando tudo à nossa volta parece muito feio... talvez a beleza seja a gente?" JOANINHA: "Sinceramente... Não sei se um dia minha plataforma chegará ao seu patamar!" ----- DEUS, voz vinda de cima: "Joana, todas as suas características são especiais..." JOANINHA: "Até meu mau humor matinal?" DEUS: "Sua missão é partilhar esse olhar cósmico e arguto com o mundo." JOANINHA: "Por que é que entidade fala sempre difícil, gente? 'Arguto', pesquisar." ----- GIRASSOL plantado num vaso: "Nós, flores, podemos revolucionar o mundo! Com esplendor, cores, doçura... (faz carinha diabólica) e uma chuvinha de pólen transgênico radioativo!" ----- A MARIPOSINHA influencer: "Hoje falarei de uma nova tendência... e um desafio nas redes sociais chamado Tratar Os Outros Com Educação! Tente!" ----- Repartição Piolho - 1--BICHINHO verde sozinho: "Escritório é morte! Lançaram um novo programa de incentivo aos funcionários... Um guru tibetano virá nos ensinar a meditar e aumentar a produtividade! O investimento? Apenas metade do nosso salário? Gratidão!" - 2--Novamente sozinho: "Olá, sobreviventes! O sedentarismo está me matando aos poucos... Preciso encontrar algum exercício bizarro e exaustivo... pra ver se morro com mais agilidade!" - 3--CHEFE: "Temos uma nova política no setor... para incentivar e valorizar os funcionários." Bichinho verde calado: chefe entrega uma vara com anzol e cenoura na ponta: "Aqui está. Parabéns!"

------------------------------------

NOTA DO AUTOR:

Como ninguém é somente bonzinho e benquisto a vida inteira, LOBATO escreveu "Mistificação ou Paranoia?" em crítica a quadros modernistas de ANITA MALFATTI - artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, em 20/12/17, causando polêmica bastante feia que o afastou do grupo modernista de 1922.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 22/09/2019
Código do texto: T6751363
Classificação de conteúdo: seguro