COLODINOS - CAPÍTULO 10

Então, continuava seu Pedro, os fazendeiros de tempos atrás, para formar suas terras e produzir de um tudo dentro delas, massacrava muito seus camaradas. Havia fazenda que tinha pra mais de dez jagunços, essa fazenda do Clarence mesmo o povo fala que antes de ser dele pertenceu a esse Capitão Herculano, era um homem muito mau, por qualquer besteira ele mandava seus jagunços amarrar o camarada e o cortava no chicote rabo de tatu até dar no sangue, e depois, para saciar seu instinto de brutalidade, preparava uma caneca com sal mora e jogava sobre as costas em sangue vivo do sujeito, isso, amarrado a um forte esteio de madeira e em pleno sol quente, levando a vítima a extremo estágio de agonia ou mesmo ao desmaio. Contam que Aristavizio filho do velho Nestor foi um que morreu de tanto apanhar, quando o soltaram estava desmaiado e não voltou mais. Dizem que na maior parte das vezes era ele próprio quem executava o serviço e ao golpear o chicote o impulsionava com tanta força como quisesse cortar o lombo do camarada e quando a chicotada saia ao seu gosto, sua fisionomia chegava iluminar de prazer. Quando algum camarada era amarrado pra apanhar pedia à Deus pra não ser o capitão porque quando era ele se não morresse ficava aleijado. Contam também que quando algum camarada era despachado do serviço, na hora de fazer o acerto ele inventava tantas despesas para serem abatidas que a pessoa saia quase sem nada e pior ainda, quando saldava alguma coisa ele chamava os jagunços e mandava montar uma tocaia, matar o coitado que em muitos casos estava indo louco de vontade de ver a família, mas perdia a vida e seus ordenados retornavam aos cofres do facínora. A ordem era essa e ai de não cumprirem.

Os mais velhos contavam essas estórias e diziam que quando esses monstros morriam, eram enterrados normalmente, mas depois de passados alguns tempos, a família deles começava a desconfiar, na certa recebiam avisos desses mortos, aí abriam as covas pra ver se a terra tinha comido e na maioria dos casos, a coisa estava lá do mesmo jeito porque a terra o tinha renegado. Nesses casos o remédio era arrancar dali e levar para o meio de uma mata virgem e amarrá-lo na copa de uma árvore bem no centro da floresta. Era o costume da época e muitos desses facínoras aqui da redondeza foram transformados em corpo seco e o tal capitão Herculano, tido como um dos mais perversos, o povo conta que foi levado por sua família e amarrado justamente naquela mata onde vocês estavam caçando hoje, então, tem tudo pra ser ele que despachou vocês de lá nas carreiras. Conclui JJ ali no casarão uma espécie de reprise dessa estória contada muitos anos atrás pelo seu Pedro.

Domingos Andrade
Enviado por Domingos Andrade em 10/09/2019
Código do texto: T6741979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.