UM POUCO DE JAPÃO - PARTE VII

Diplomatas salvaram judeus dos nazistas. Fotos antigas contam a estória de CHIUNE SUGIHARA, diplomata japonês na Lituânia que salvou milhares de judeus da perseguição nazista no início da II GM: o Holocausto no total matou mais de 6 milhões de judeus. Relatos no diário de TATSUO OSAKO, funcionário do escritório de turismo (sob bombas?!) do Japão, na época do conflito, e fotos dos refugiados. Corajosos SUGIHARA e OSAKO! Sim, o "Schindle japonês", alusão OSKAR SCHINDLER, industrial alemão que salvou quase 1,2 mil pessoas do extermínio, empregando-as como trabalhadores forçados em suas fábricas na Polônia e na Tchecoslováquia; só que os japoneses salvaram mais de 6.000, emitindo vistos que permitiram aos judeus saírem da Europa antes de serem capturados. Junto com o cônsul holandês da Lituânia, SUGIHARA deu vistos de viagem até ser expulso do país em 1940, quando a Rússia anexou a Lituânia, e - não deve ser lenda -, trem deixando a estação e ele ainda passando para os refugiados documentos em branco - estória contada no curta-metragem "Visas and virtue" (Vistos e virtude), vencedor do Oscar da categoria em 1997. As 30 fotos, muitas com dedicatórias de agradecimento a OSAKO (há uma foto ao lado de uma jovem judia sorridente que ele ajudou a salvar a bordo de um navio), foram repassadas por AKIRA KITADE, ex-colega de trabalho, para o Museu de Memória do Holocausto dos States, em Washington. Foi há 50 anos porém especialistas americanos e israelenses tentam localizar alguns destes sobreviventes ou descendentes. OSAKO, há apenas dois anos no emprego, era o responsável por recolher os judeus nos barcos que os levariam ao arquipélago japonês, desembarcariam nos portos de Kobe e Yokohama para depois seguirem viagem para outros países. Em 1940, o escritório de turismo concordou em ajudar judeus americanos e distribuir dinheiro aos refugiados europeus, decisão do Ministério do Exterior japonês, apesar da forte ligação entre os governos da Alemanha e do Japão, na época. Várias pessoas trabalharam à sombra de SUGIHARA, ajudando. Os idiomas nas fotos refletem o avanço nazista na Europa: alemão, polonês, norueguês e francês. Historiadores perguntam o porquê do Japão permitir aos judeus passarem pelo seu país na fuga da Europa ou se estabelecerem na Machúria - seriam razões humanitárias ou o Japão buscava cidadãos educados para ocupar seus territórios recém-ocupados ou obter favores dos Estados Unidos antes dos dois países entrarem na guerra também?... Em 1938, aumentada a perseguição alemão aos judeus o governo japonês emitiu comunicado informando que trataria os refugiados humanitariamente. Ao mesmo tempo, o Japão massacrava e escravizava milhares de pessoas por toda a Ásia - líderes japoneses 'desculparam-se' seguidamente no pós-guerra. MIE KUNIMOTO, filha de OSAKO, que morreu em 2003, surpreendeu-se com as fotos dada a seu pai, tipo de pessoa que nunca falava sobre o passado, não conversava sobre suas experiências durante a guerra. embora tenha feito em 1995 um breve relato para publicação: "Os judeus que vi naquela época não tinham passaporte nem pátria. Eram refugiados que saíram da Europa e geralmente estavam tristes, alguns com olhos vazios que refletiam a solidão das pessoas no exílio."

------------------------------------------

FONTE:

"Schindlers japoneses" - Rio, jornal O GLOBO, 23/10/10.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 18/08/2019
Código do texto: T6722985
Classificação de conteúdo: seguro