YASUKE: O SAMURAI DA SAVANA
YASUKE: O SAMURAI DA SAVANA
Se era de Moçambique, Angola ou Etiópia, não se sabe. Sabe-se que ele era mais um filho da África, arrancado violentamente de sua morada, vendido como mercadoria e levado como escravo para terras longínquas.
Porém, seu destino não foram as colônias do ocidente, mas, sim, a terra do Sol Nascente. A Europa vivia querendo impressionar os reclusos comerciantes do Japão feudal, que não eram muito de interação social.
- Mas este negro há de impressionar – dizia o almirante – É alto, forte, sadio e pronto pra trabalhar!
Quando os navios desembarcaram no litoral nipônico, os japoneses realmente acharam muito estranho. O daimiô Nobunaga achou que o negro tinha a pele pintada e ordenou que lhe dessem banho. Mas a pele mais evidente ficou.
Foi quando um velho xamã taoísta do vilarejo, que conhecia o mundo inteiro, explicou ao daimiô que a pele daquele negro trazia, em seu cerne, a força “Yang” da Savana Africana, onde o sol nunca dormia... Sempre reluzia!
Nobunaga só não conseguia entender porque escravizaram tão nobre ser, que mais parecia um deus. Um gigante de ébano que merecia oferendas, não grilhões. Resolveu, então, mudar a sina daquele homem.
Ensinou-lhe o código, deu-lhe uma katana e o fez samurai.
E assim surgiu Yasuke. O samurai da Savana Africana: a terra do Sol Pungente!
(Autor: André Luiz Raphael - Profirmeza)