PREFEITO NÃO ASSINOU O "PONTO"...

Capital do Estado... Cidade muito grande, mundialmente famosa. Qual? Serei discreto. ----- Aconteceu há poucos anos. Tenho uma AMIGA que por acaso, voltas da vida, reside no mesmo terreno de um primo-sócio, ou seja, pagaram conjuntamente o terreno e cada um construiu sua residência É uma 'roça' de candomblé. nome tradicional, ou seja, todo o espaço é chamado de roça; existe a construção grande, um galpão de alvenaria para serviços religiosos e danças no culto dos orixás, com o nome de 'barracão'. Há também um cozinhão e uma varanda coberta para refeições em dia de festa. De casa, ELA ouviu vozes femininas, ruídos de alumínio em choque, desconhecia algum possível agendamento para o dia, foi olhar; Três mulheres desconhecidas, trajes de festa, avental, panelas enormes brilhando de novas, limitou-se a dar um 'bom dia' respondido com resmungos. Se estavam naquele lugar, alguém autorizou........ Cortavam rabadas e agrião, em grande * quantidade. Não entendeu nada, bebeu água gelada (como se tivesse ido ali só para isto) e retirou-se. Mais tarde, em voz de piada, o primo-babalorixá informou: "Seu 'patrão' vem aqui amanhã..." Tomou um susto de meio segundo: "Que patrão?!" "Você é professora municipal (longa pausa)... o Prefeito!!!" "E o que ele vem fazer aqui?!" O primo fez o relatório, coisas de partido político, lançamento da candidatura de um síndico de condomínio classe alta a vereador... O Prefeito viria antes de todos para um "escondido e discreto"jogo de búzios"... Depois, os demais iriam chegando para um almoço e discursos. Minha AMIGA é rebelde e avisou logo que não abriria a casa para ninguém, tampouco distribuiria papeizinhos-publicidade na escola: nada novo, as reações dela são manjadamente previstas. ----- Búzios? Uns assessores riram, outros apoiaram, o Prefeito nem aí para a opinião alheia. Curioso, interessado ou preocupado, viria e pronto! Mas como em toda situação assim 'diplomática', opinou-se que viesse encapuzado ou de máscara. Recusou - se houvesse tal veículo na comitiva, ELE viria em pé, carro sem capota. Quase aconteceu tapa na cara entre os opinantes. Zona Oeste, bairro distante do centro da cidade, local de pessoas perto de humildes, mas não agressivas. Parte cimentado, parte grama, árvores, espaço muito grande - bom para comício até o final da tarde. Um clube do outro lado da linha do trem ofereceu o salão, bem menor, diferença de ser um ambiente mais fechado. Não haveria tempo de ir de um lado a outro, jogo de búzios no ylê, almoço no clube, o Prefeito acabou não assinando o "ponto" com os orixás... Dúvida angustiante: "O que vai ser amanhã? Como vai ser o meu destino?..." (canção "O amanhã", de JOÃO SÉRGIO, 1988).

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 28/07/2019
Código do texto: T6706459
Classificação de conteúdo: seguro