APOGEU & DECADÊNCIA

Quanto mais alto, maior o tombo?

Um empresário banqueiro, político e colecionador de arte assinou com o Ministério Público e o Iphan (edifício 'tombado' e tombando...) a compra de 3 milhões e investimento 'brabo' deste valor multiplicado para o restauro do antigo Hospital da Irmandade da Santa Casa de VASSOURAS-RJ (pertencera à UFRJ), prédio de 1848, abandonado em 2007, imóvel de três andares hoje em ruínas... paredes de pau a pique perdendo pedaços a cada chuva forte (possível recuperação com a mesma técnica do adobe, originalmente fabricado pelos escravos), reino de cupins e mosquitaria... porque a ação do tempo é cruel, aliás, crudelíssima! ----- Casarão Solar Barão de Vassouras, localizado bem no Centro Histórico da cidade, projeto de ser transformado no Centro Cultural de Arqueologia com vistas à história da região que nos 1860 produzia 75% de todo o CAFÉ consumido no mundo - manter na memória as passagens importantes da época de ouro do café no Vale do Paraíba (olhem num mapa), com participação plena de negros escravizados, judeus e maçons (loja em 1867). Cerca de 250 fazendas históricas, além de praças e igrejas. Intenção de esmiuçar as estórias das personalidades antigas, diversidade e intolerância, destacando-se as figuras feminina e masculinas de: EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE, primeira mulher a investir na Bolsa de Valores, com negócios aqui e no exterior, grande filantropa e vanguardista de cabelos curtinhos - maravilha! -- MANOEL CONGO, que liderou um quilombo e a maior revolta de escravos da região -- BENJAMIN BENATAH, comerciante da noite de Vassouras e proprietário de um bilhar na praça, enterrado nos fundos do asilo por intervenção do Barão de Tinguá, provedor da Irmandade. ----- Auge de Vassouras de 1838 até a Abolição, em 1888, 'apagão' com a República no ano seguinte. ----- Ao longo dos anos, sete chafarizes do Centro Histórico foram 'depenados' por ladrões. Obras lentas? Opina um professor de arquitetura da UFRJ aposentado: "Faltam sentimento de patriotismo e educação." Capacidade operacional também. E muito dinheiro... ----- Na Cidade dos Barões, dois projetos concluídos: restaurações da Associação dos Paroquianos, onde funciona o Iphan do município, e Casarão da Casa de Cultura que virou Centro Cultural Cazuza, obra cara bancada pela família do músico.

------------------------------------------

NOTA DO AUTOR:

Romance "Presença de Anita", de MÁRIO DONATO, Campinas-1948, quando a Igreja o considerou imoral, adaptado no início do século XXI por MANOEL CARLOS - minissérie em 16 capítulos, agosto/2001, estória de obsessão-sensualidade-sedução-morte, maior parte das cenas num sobrado, praça principal de Vassouras, estreante a atriz MEL LISBOA - produção em Vassouras e Valença, cidades do RJ. Na trilha sonora, duas canções em francês, "Pigalle" e "Ne me quitte pas", original na voz de ÉDITH PIAF, na telinha na voz de MAYSA, sons que se tornaram marca da novelinha.

FONTES:

"A história restaurada em Vassouras" --- "Memória esquecida" e "Espaço cultural nasce das ruínas de imóvel histórico" - Rio, jornal O GLOBO, 10/3/18 e 12/5/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 27/07/2019
Código do texto: T6705802
Classificação de conteúdo: seguro