A SOMBRA DA NOVA REBECA

Há "sombras que nos perseguem". ----- Opostas Geminianas: mesmo ano, uma de 30 de maio, criativa, feliz, adorava escrever cartas, outra de 31 de maio, fingia não recebê-las, enjoada desde pequena e apavoradinha; em linguagem popular, 'com a própria sombra'. PRIMAS incompatíveis em todas as direções, porém queridas e intimíssimas durante 23 ou 24 anos, depois afastadas à toa, nenhuma zanga específica. Passaram-se muitos anos........

1---Fila de inscrição para concurso do magistério estadual, misturados candidatos de todos os níveis - minha futura AMIGA, candidata ao Segundo Grau, nomenclatura da época. Bom, na guerra do fura-fila, vem uma pessoa e íntimos se juntam, encontraram-se por acaso antigas colegas de ginásio numa escola particular da Ilha do Governador (Rio de Janeiro), agora já formadas professoras primárias, curso normal, 3 ano. Beijos, abraços, saudade, memórias... "Está mais magra" /mulher adora ouvir/... "mais gorda" /odeia radicalmente/. Falaram o nome da escola, bairro do Cacuia. ELA tem intuição terrível, ouvidos desconfiados, arrepiou-se internamente: "Lá vem bomba!" - pensou calada. Aventuras lembradas, muito riso, falaram sobre diversos professores e do nada surgiu aquela de Ciências que bateu com a régua na mesa... Intuição certeira: "Minha prima 'quase' gêmea" - pensou calada. A régua quebrou e parte voltou para a professora, ferindo na testa - bastante sangue, aula suspensa, enfermaria, arranhãozinho à toa. "Nome esquisito, o dela, 'fantasma' ou 'alma', sei lá..." "Ih, este mesmo, é ELA!" - pela terceira vez ouviu calada. Começaram a dizer que era moça sempre mal humorada, esquisita, simpatia zero, até mesmo com os outros professores - as experiências no laboratório nunca davam certo, acusava as classes de rebeldes desinteressados etc. etc. etc. ELA não resistiu e falou para o grupo descontraído: "Minha prima!" Provou com detalhes - nome completo, idade, aspecto físico, residência não muito longe da tal escola etc. As moças trocaram olhares e, numa gracice tola, passaram a... elogiar. "Não, não precisa. Há anos não temos contato algum. Então ELA se tornou (sem querer um trocadilho...) esta alma horrorosa e antipática que vocês estão descrevendo?" Acabaram todas rindo.

2---Três vezes por semana o mesmo ponto de ônibus ao meio-dia, ELA voltando para casa. De um portão azul, surgia uma mulher com uma meninazinha uniformizada. Subiam, sentavam juntas, a menina no colo da mãe; falavam do tempo, de novelas, de receitas culinárias... Mãe e menina saltavam no meio do trajeto. Um dia a tal mulher perguntou: "Minha filha é muito feia?" Nada, era forma de introduzir um quarto assunto. A criança, nenhum tipo nórdico de atração televisiva, pele morena clara, um rosto estilo quadrado, escorridos cabelos escuros até os ombros, pestanas grandes e olhos um tanto 'diferentes do comum, beleza exótica lembrando grupo étnico da... Indonésia (por que e de onde esta ideia?) - possível modelo desfilante até mesmo internacional, se bem orientada... A mãe trabalhava numa escola municipal onde havia uma professora (intuição aprimorada logo ao início da narração: "Minha prima!") que não se relacionava com ninguém. Mal chegava com a filha, a fulana abraçava a criança e começava a chorar - a menina a respeitava, mas com muito medo. Versões de que vendera uma filha... ou desejara e nunca tivera filho algum. "Nome esquisito, o dela..." Falou pausadamente o nome completíssimo da outra e esclareceu o parentesco. Pediu não comentar nada.

3---Reunião coletiva pedagógica, enorme auditório de escola municipal. Discutia-se educação inclusiva: alunos cegos (mas ouvintes), alunos surdos (mas enxergavam), cadeirantes e outros com problemas neurológicos. Sim, há doenças que evoluem... De repente, a conversa se estendeu ao mundo adulto. Uma das palestrantes quis exemplificar melhor e lembrou o tempo de ter sido diretora numa escola próxima onde uma professora (leitor por certo acertou na mosca)... de Ciências (pronto! - coração da minha futura AMIGA acelerou acima do limite... vinha apresentando comportamento cada vez mais esquisito, ora introvertida, de repente parava longos minutos silenciosa no meio da aula entrando em êxtase, ora pegava uma vassoura e partia para alta agressividade oral em desacato a todos - virando bruxa satânica?" Falou mais uma vez a relação familiar: "Minha prima!"

Não houve quarta "aparição" fantasmagórica.

--------------------------------

LEIAM meu trabalho "GÊMEA" 10 ANOS MAIS NOVA.

NOTA DO AUTOR:

REBECA, personagem bíblica - Antigo Testamento, Gênesis: filha de Betuel, sobrinha de Abraão, irmã de Labão, mulher de Isaque (linda estória de amor e fé), mãe dos gêmeos Esaú e Jacó - gêmeos incompatíveis inspiraram MACHADO DE ASSIS, 1904. --- A SOMBRA DE REBECCA (oficialmente com duplo 'c') - Telenovela brasileira ainda em preto-e-branco, 50 capítulos., fevereiro/junho de 1967, baseada na fusão de "Madame Buterfly", de GIÁCOMO PUCCINI, e do romance "Rebeca, a mulher inesquecível", da escritora britânica DAPHNE DU MAURIER, 1938. Adaptação de GLÓRIA MAGADAN, terceira 'novela das 8' da Rede Globo (substituindo "O rei dos ciganos" e substituída por "Anastácia, a mulher sem destino".)

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 19/07/2019
Código do texto: T6699770
Classificação de conteúdo: seguro