A Morte Anunciada

Toda cidade do interior tem seus causos e ditados populares. Greenville também.Era cada um mais diferente e esquisito,aterrorizante às vezes.Não precisavam de lua cheia e nem de uma fogueira para a contação de histórias,pois dia e noite tinha-se histórias.

Então,num desses dias de outono,apareceu um causo de arrepiar os pêlos dos braços e fazer o boneco do Chucky dormir ou a bruxa da vassoura passear e deixar o whatsapp um pouquinho de lado. Era um causo de dar pesadelo em quem escutava ou uma dúvida plantada na cabeça dos mais velhos. O fato é que a história rendeu vários capítulos, com direito a recapitulação,personagem principal,mocinho e bandido. A cada capítulo,ficava mais intrigante e instigante e a legenda para o próximo sempre terminava assim “será?,mas quem?por quê? Mas que bah!” Aí misturaram-se palavras regionais do sul e ficou melhor ainda de se ouvir,com aquele sotaque carregado de gaúcho. Virou o causo preferido nas rodas de conversa por umas quantas semanas. Só que não dava pra descobrir quem era o escritor dessa história um tanto macabra.

O inconveniente da contação do causo esse era que cada um que ia contar, mudava um pouco as palavras e as pessoas já não sabiam se o causo tinha virado verdade ou era invenção de alguém desocupado ou que queria fazer terrorismo. O mistério se instalou e a fogueira de São João continuava viva ,bem acesa. Greenville e seu causo chamado “ A morte anunciada”.

- Deixem eu contar direito,oras! Isso é uma contação de histórias! (e algumas pipocas foram jogadas nele).

- Nós sabemos que está contando um causo ! Mas queremos o final,está muito enrolado!(disse um ,sentado no chão,bem na frente)

- Bem,então silêncio...era uma vez,numa cidade tipo a nossa,morava uma moça chamada Letícia,muito bonita,trabalhadora,comunicativa,estudada,que gostava de ler e ajudar os outros. Sempre tinha um conselho pra dar a quem precisava e nunca errava. Muito calma e tranquila . Tudo na santa paz até um dia,onde tudo começou .

- Começou o que? Conta logo!Conta logo!(em coro reclamaram, quase)

- Ah...achei que vocês não estavam escutando...o celular está sendo mais importante... estou vendo...

- Não... dá pra fazer os dois! Conta aí o resto da história então!

- Bom...daí um dia começaram a fazer comentários sobre ela,boatos . Maldosos e falsos .No início,Letícia não deu bola,pois achava que eram de alguém desocupado ou que não gostava de ler.Não tinha a menor ideia e a cada dia,um fato novo de arrepiar os pelos do braço.

- Nossa! Que coisa... que causo! É bem de festa junina...

- Sim...mas o interessante é agora,minha gente...

- O que tem agora? Conta!Conta!

-Ah...agora apareceu a parte final quase do causo...a morte anunciada da moça.

- O quê? Aquela moça bonita vai morrer? Como assim? O que ela fez pra isso?

- Bom, a primeira versão do causo dizia que tinha um homem loiro,obcecado por ela,que só de vê-la,tinha vontade de matá-la...mas que ela nunca tinha feito nada para ele.

- Credo! Coitada da moça...Mas é um causo! Então terminou a história??

- Não...mas o homem prometeu que ia mandar matá-la caso visse na sua frente,na rua,na cidade,até saiu da cidade para ela voltar e pegar suas coisas,de tanto ódio e psicopatia por Letícia. Tinha já decretado o dia e o final dela.

-Letícia...o nome significa luz...parece que tem algo mesmo nesse causo.(disse um metido a esoterismo) .

- Que causo...acho q vou colocar mais lenha na fogueira....e ninguém foi salvar ela? (disse um que gostava de resolver as coisas)

- O que se sabe desse causo é que ela teve ajuda de muitas pessoas pra descobrir quem era o suspeito e acabar logo com isso.Era uma corrida contra o tempo, pois loiro, morador do morro,são pistas meio vagas e não tinha ideia de quem fosse ou se tinha feito algo pra esse sujeito no passado. E o que eu sei é que causo é sempre causo,né gente...apesar que esse parece tão verdadeiro ...

-É verdade...parece que aconteceu mesmo ou que está próximo de acontecer...

-Sim,verdade....sendo causo ou não,vou me cuidar mais e ver menos filmes do Chucky. A Letícia deve estar por aí na cidade ainda,se for verdade isso...

-É,deve estar. Até porque esse boato, que agora não sei mais se é boato,surgiu não faz muito tempo...as informações estão frescas ainda...(disse outro que gosta de resolver casos).

E naquela noite,aquele grupinho foi pra mais perto da fogueira ,mas pensativo se aconteceu ou não a história de Letícia.