BONECA DE PANO - (Um Conto Sobre A Morte)

------------------------------------------------------------------------

Brisa abraçou com força a bonequinha de pano. Já não se faziam bonecas assim... era uma coisinha velha, fora de moda e que ela amava. As amigas da escola riam e apontavam com deboche e desprezo. Era o momento em que Brisa chegava em casa correndo, diretamente pro quarto... Sentava-se no chão com a boneca de pano, chamada Maricotinha.

Conversava com ela, acariciando com amor o seu cabelinho vermelho bordado... Brisa chorava com ela... Estavam sempre chorando. Pensava nas meninas da rua e da escola, não podendo entender porque elas não gostavam da sua Maricotinha. Não podendo entender porque elas eram meninas tão... Horríveis.

Certa vez, Brisa ia saindo da escola, primeiro passando pelos portões gradeados, depois ganhando a rua onde tinha um pipoqueiro. Brisa sempre parava ali para comer pipoca. Depois foi subindo uma ladeira de asfalto velho e esburacado... Já avistando a sua casa...

Quando uma garota da rua, muito grande pra sua idade, robusta e também meio fedida, apareceu em sua frente esbravejando e gargalhando, dando pequenos – porém agressivos – empurrões. Aquela menina odiava Brisa. Odiava vê-la feliz com tão pouco... Andando pela rua sem precisar demais ninguém e carregando aquela boneca de pano suja... Quis então ganhar no tapa e no grito... Proibindo que Brisa voltasse a sair com sua boneca.

Despejando com seus gritos cuspidos, ameaças de surras sem fim. Mas Brisa afirmou que preferia apanhar todos os dias a largar sua Maricotinha, sozinha em seu quarto. Então a menina – mesmo frustrada... – pareceu ter deixando-a em paz. Pois logo Brisa se percebeu entrando em casa, mas ainda não tinha ninguém.

Não importava, ela queria encontrar sua boneca de pano. Só que quando chegou no quarto, e a viu na estante; Algo incrível aconteceu...

Maricotinha FALOU... E Brisa tomou um SUSTO ENORME!

Passado o susto..., Brisa correu em direção a Boneca e a abraçou com mais força do que o normal de todo dia. As duas conversaram... E dessa vez conseguiram conversar por muitas horas... Até que chegada a noite, Maricota sua amiga Brisa para dormir, beijando sua testa e dizendo:

- Aquela menina que te abordou hoje, Brisa... Ela era muito ruim, pra você. Ela fez uma coisa em você. E seu corpo ficou lá, estendido no chão. Seus pais chegaram e te encontraram... Você compreende o que estou querendo dizer...?

- Hum-rum. Sim...

- Seus pais vão sofrer por um tempo. Mas depois vai passar...

- Pra onde eu vou... Amanhã?

A Boneca Maricota de um sorriso, acompanhado de um suspiro carinhoso. Daqueles suspiros que adultos dão quando estão conversando com crianças muito ansiosas e cheias de imaginação...

- O que importa... É que você vai COMIGO, combinado?

Brisa então sorriu, já fechando os olhos...