Político Diferenciado

Estava de saco cheio com o noticiário político, a mesmice, a desfaçatez, a cara de pau, o fisiologismo e a obscenidade da maioria da classe política lhe causava asco. Estava evitando ver noticiários na tevê e no rádio e ler jornal. Mas nao podia evitar quando saía à rua ouvir conversa política.

Sempre que estava puto da vida com os políticos lembrava do seu saudoso tio. Era uma das figuras do seu passado que não esquecia. Achava quer herdara alguma coisa daquele tio. Esse tio embora fosse um cara fechado e seríssimo, fora a pessoa mais engraçada que conhecera. Recordava város causos do tio, todos verdade, prego batido e ponta virada. Mas um era o seu preferido. A única incursão do tio na política.

Quando esse tio era moço, na cidade da Pedra, sertão pernambucano, numa certa eleição faltava um nome para completar a chapa de vereadores de um determinado partido, aí os políticos se lembraram do nome dele, que se negou terminantemente. a aceitar a candidatura. Só que os políticos, a sua revelia (eram do lado do governo), deram um jeitinho e o incluíram na chapa. Ele se arretou mas nçao pode dar jeito.

Mas ele tomou uma providência incrível: foi a todas as casas da cidade dizendo as pessoas: "Olhem, pelo amor de Deus não votem em mim que eu nao presto, não valho nada, sou o homem mais ruim do mundo, é favor não votar em mim!". Mas não deu resultado: foi o candidato mais votado para vereador. Só que logo depois de assumir renunciou imediatamente ao mandato. Estava terminada a sua carreira política.

O homem riu da lembrança, era desse tipo de político que estávamos precisando, alguém capaz de reconhecer fraquezas., fazer autocrítica, saber confessar erros, não exagerando como o tio, mas sendo capazes de falar a verdade. Mas não existia. Sentiu saudade do tio. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/06/2019
Código do texto: T6665347
Classificação de conteúdo: seguro