São João - BVIW

Era noite de São João, festa popular do Nordeste, e dona Terezinha bateu à porta de Jussara. Ela abriu-a sorridente e percebeu a aflição da comadre pelo semblante. - Entre comadre! Parece que viu fantasma? E dona Terezinha entrou, foi logo dizendo: - Comadre, me socorre! Sua afilhada está morrendo! Jussara com uma badega de olho arregalado, respondeu: - O quê? De quê? Como? Corre, comadre ! Vamos lá. No meio do caminho, dona Terezinha começou a narrar o que a menina, moribunda, estava sentido. - Vomitou o dia todo. Tudo o que come bota pra fora. A barriga cresceu de uns tempos pra cá. Jussara macaca velha, matou a charada. - A menina teve um ataque de verme, comadre. Coitada! E continuou: - Época de São João é assim mesmo, os vermes ficam assanhados. A menina começou a se contorcer de dor, suar frio e o sangue fugiu da face. Nisso, a vizinhança começou a se juntar e gritava: - Bate um pouco de melão de São Caetano e dá a Gilmara! A menina vai desmaiar! Torra semente de abóbora e junta ao leite para ela beber! De repente, a menina gritou: - Corre gente, o verme está saindo, ele é filho de seu João!

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 08/05/2019
Código do texto: T6642110
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.