Carta ao Zé Ninguém

Caro Zé:

Você não está só. Você é a maioria do povo brasileiro. Você é o Zé Ninguém,o Zé Poeira. Você representa todos os esquecidos, os oprimidos, os humilhados, os ofendidos, os sem vez e sem voz. Você é a vítima maior de uma ordem social injusta e cruel. Seus problemas são sempre preteridos porque a prioridade número um dos governantes é atender às ambições da minoria privilegiada e o apetite das multinacionais. A você só é dado o subemprego, o eito, o resto do banquete dos poderosos. E, no entanto, é você quem garante a alimentação e a riqueza dos poderosos. Você é quem trabalha neste País. É a você que todos deveriam render homenagem, porue xapital sem trabalho não existe.

Esquecem, os poderosos e exploradores, que foi você quem escreveu as mais belas páginas da nossa história, em guerras, revoluções, resistência ao invasor, redemocratização... Mas, apesar disso, você não figura nos livros de História, porque consideram a sua luta anônima ela é relegada a segundo plano pelos que escrevem a história oficial.

É, Zé, é isso aí, não lhe dão direito aos benefícios da civilização, você, sequer, tem direito a saneamento básico, às vezes nem à água potável. O que você constata é o pão diminuindo na sua mesa, até o subemprego a crise está lhe roubando. Você sabe - e isso certamente lhe causa uma tristeza profunda - que seus filhos dificilmente cursarão uma faculdade, meio capaz de sair da miséria em que nasceram. Você teme que eles enveredem pelo caminho da marginalização e entrega o destino deles nas mãos de Deus. Você, Zé, sofre fome, frio e injustiças diversas. Mas o que mais admiro em você, Zé, é que, mesmo diante de todas essas agruras, você continua a ter esperanças, a alimentar sonhos de dias melhores. Felizmente ainda não conseguiram proibir a esperança e nem cassar os sonhos. Essa sua crença é o seu grande atrimônio.

Não adianta falar na solidariedade ou bondade (ah, ah ah, ah) dos políticos. todos eles só se aproveitam de tua ingenuidade para arrancar teu voto. Os políticos, Zé, e você sabe mais disso do que eu, só aparecem na tua casa às vésperas das eleições.

Gostaria de dizer-te mais coisas. Meu espaço, porém, é curto e minha pena é modesta. Acrescento apenas qe acredito em ti, no milagres que o homem é capaz de realizar com as suas próprias mãos, com o seu coração e sua esperança - esperança, Zé, que é o sonho do homem acordado. Eu sei, Zé, tenho absoluta certeza de que um dia, um dia que já vem chegando, tu farás de tua pobreza ma causa, farás dos teus trapos uma bandeira, da tua fé uma arma, da tua esperança um canto - e nesse dia tudo mudará: os exploradores serão varridos do nosso cotidiano, tu passarás a ter um tratamento justo e humano. Abraço e Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/05/2019
Código do texto: T6637508
Classificação de conteúdo: seguro