Matricídio e Apocalipse

"A Terra é Azul!"

(Yuri Gagarin)

Para assistir aos noticiários da tevê ele tinha que tomar antes um copo de garapa de açúcar e uma xícara de chá de cidreira ou camomila e, claro, os cachetes para controlar a pressão.

Estava certo que o mundo ia acabar e as pessoas iam assistir ao juízo final pela televisão, tamanha era a dependência e passividade delas ante à ditadura da mídia.

O Planeta Terra era mesmo uma aldeia globa com toda a população dominada, monitorada e prisioneira do Grande Irmão: a mídia. Uma espécie de big brother mundial. Todos cumprindo uma ordem unida, relegados ao papel de títeres e marionetes, marchando e fazendo cabriolas como se estivessem atendendo ordens como: "ordinário,marchem!", um dois, um dois... meia volta volver!, acertem o canal, idiotas!".

Ultimamente o que mais o preocupava era que essa passividade contribuía decisivamente para o maior dos crimes: o matricídio da Mãe Terra. Achava um absurdo que a cobertura da mídia sobre os atentados ao meio ambiente não levassem as pessoas a um agir contra esses crimes, mas ao desengano, a entregar os pontos. Tratavam do assunto como se fosse algo irreversível e priu. Todos ficavam refestelados nos seus sofás assistindo impotentes e impassíveis ao matricídio da Mãe Terra.

Esse cara enfezado não era um religioso praticante, questionava os dogmas e rituais conservadores das religiões, mas sabia (porque não era doido; ou era e não sabia?)que a criação da Terra e, lógico, do universo (são um todo indivisível) obedecera a uma lógica divina, era uma obra perfeita de Deus, ou, como queriam alguns, da Força Superior. Sobre essa obra divina esse sujeito revoltado afirmava de si para consigo mesmo: "a criação de Deus só teve um defeito: a invenção do homem".

Sim, o defeito da obra divina era o homem pois ele era o responsável pela agonia da Mãe Terra, pelos atentados que ela sofre, pelo crime abominável que estão perpetrando contra ela: o matricídio.

Desde o big band,a Terra nunca tinha sofrido tantas violências como na chamada era moderna, justamente no auge dos avanços tecnológicos. Ele achava uma contradição diabólica esse fato.

Pensava: poluíram o ar, as águas, o solo e desmataram grande parte das matas e florestas. Esqueciam, propositalmente, os assassinos da natureza, que o efeito estufa é provocado diretamente pela combustão exagerada e irracional de produtos como carvão, petróleo e gás natural, e pelo desmatamento e extermínio de matas e florestas (estas regulam a temperatura e os sistemas do vento e da chuva). Foi isso que gerou o aquecimento da Terra. Recordou que num acesso de lucidez criou-se o Protocolo de Kyoto, em 1997, o qual previa a redução drástica nas taxas de emissão de gases causadores do efeito estufa. Mas esse protocolo foi inviabilizado pelos"Cavaleiros do Apocalipse", os líderes dos países ricos, hoje comandados pela besta do Apocalipse, George Bush.

O cara divagava: os algozes da Terra esqueceram um detalhe: a ira da Natureza. Estavam cegos e surdos aos avisos dela. E a natureza estava retaliando violentamente. A mudança do climaera mais do que um aviso.Era um sinal vermelho! Um grito poderoso da Mãe Terra. E fatos recentes demonstravam sua ira. Primeiro foi o Tsunami na Indonésia que dizimou milhares de pessoas, cidades, plantações... E a ira continuou manifesta pela mistura de raios e ventos que foram para o golfo do Mèxico e formaram o "Katrina" que destruiu Nova Orleans e todos, confortavelmente sentados nos seus divãs, viram que a nação mais poderosa do mundo, comandada pela besta do Apocalipse, não soube om eficiência cuidar do problema, deixando à míngua os mais pobres de Nova Orleans, quase todos negros. Depois veio o "Rita" (não confundir com a Rita do Chico Buarque). Posteriormente o terremoto na Caxemira. Agora pintou o "Vilma"(não, não é a mulata da Portela) que está atacando os EUA. E está se formando o "Beta" (sem nenhuma conotação com Bethânia). Além dosso, as geleiras do Himalaia estão derretendo por causa do aquecimento global), o que poderá aumentar o volume de água dos rios causando enchentes generalizadas na Ásia.

Então o cara, quase num tique nervoso, pensou no seu patropi. Havia quem afirmasse que Deus era brasileiro, por isso livraria o país de fenômenos como furacões, terremotos, tornados, vulcões... Mas a insatisfação, pensou, da Força Superior estava alcançando também o patropi porque também estava agredindo a natureza. O exemplo da retaliação eram as secas, não sono nordeste, mas também no sul e, quem diria, no Amazonas. Rios como o Solimões que normalmente tem mais de 12 metros de profundidade estava com menos de 1 metro(mas, graças a Deus, começara a chover nas cabeceiras dos rios). E o país dando ênfase a reformas de luxo nos aeroportos, inclusive está querendo mandar um astronauta ao espaço e, o pior, além das desigualdades sociais tremendas, mata-se mais de arma de fogo no nosso país que nas guerras que pipocam no mundo.

Serviram o seu almoço, quando ele viu os filezinhos de peito de frango, afastou o prato, lembrou-se da iminente pandemia da gripe aviária. E recordou o que diziam os mais antigos sobre a gripe espanhola que ceifara a vida de 40 milhões de pessoas. Não, não comeria mais carne de frango, ia ficar restrito apenas a folhinhas de alface, rodelas de tomate, pedacinhos de couve, chuchu... ia bancar o passarinho, mas não os que são condutores do vírus da gripe.

Ele sabia que a humanidade estava pela bola sete, quem sabe vivendo a antevéspera de um novo "dilúvio", gerado pela ira da natureza,Mãe Terra, Força Superior... Pegou a Bíblia e leu em voz alata uma parte do Gênesis:

"Javé viu que a maldade do homem crescia na Terra e que todo projeto do coração humano era sempre mau. Então Javé se arrependeu de ter feito o homem sobre a Terra, o seu coração ficou magoado. E Javé disse: - Vou exterminar da face da Terra os homens que criei e junto também os animais,os repteis e as aves do céu, porque me arrependo de os ter feito".

Javé fez exceção a Noé. Haverá outro Noé?Haverá uma nova arca (ou será uma nave?) para salvar alguns eleitos? E o Apocalipse Now (É o Horror! É o Horror!, lembram-se de marlon Brando citando esse verso de Conrad no filme ?) será televisionado ao vivo? Fazia votos para que fosse apenas uma divagação sua, uma caduquice de velho enfezado. E, por fim, disse para seus botoes: "Gagarin disse que a Terra era azul, mas agora ela está roxa de raiva!". E rezou a Deus pedindo clemência e juízo para a humanidade.

P.S. Escrevi esta maltraçada em novembro/2005. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2019
Código do texto: T6633763
Classificação de conteúdo: seguro