ANNE FRANK - PARTE III

1 --- "Uma história para hoje - ANNE FRANK"

Exposição (16/6 a 20/8/00), textos em português, em seguida percorrerá vários Estados -- produção da Anne Frank House, sediada em Amsterdã, Holanda (Países Baixos) - mostra inaugurada em 1996 em Viena, Áustria, tem sido vista em diversos países da Europa e também no Japão, Nova Zelândia, Equador, Curaçáo, Panamá e Estados Unidos. --- Caráter informativo-pedagógico, a história de ANNE FRANK é contada através da perspectiva da família Frank e relacionada à história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Diversos elementos propõem ao visitante pensar sobre semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos do nosso mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância, para os dias de hoje, de conceitos como tolerância, respeito mútuo. direitos humanos e democracia. --- A história da vida de AF é o fio condutor e percorre toda a exposição; a história da família reflete os acontecimentos durante a ascensão e a chegada ao poder, em 1933, do Nazismo na Alemanha: a II GM , a ocupação da Holanda e o Holocausto, justapostas fotografias dos álbuns da família Frank e de eventos históricos da época, mostrando de que maneira as pessoas perseguidas foram afetadas pelas decisões políticas e pela ação de indivíduos. Esta história é mostrada em 5 períodos, em cada um deles destaque a um tema relevante para os dias de hoje.

Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional -- Ciclo de palestras: Direitos humanos no novo milênio --- Lições de história --- Novas roupagens de antigas ideologias --- A negação do Holocausto --- Crimes contra a humanidade --- Tribunal penal internacional.

2 --- Criado em 1922, o Museu Histórico Nacional tem sua trajetória marcada por constante preocupação com produção e divulgação do conhecimento, através de exposições e programas educativo-culturais, enfatizando-se as questões do homem e sua inserção na história, buscando refletir sobre a contemporaneidade e a sociedade como um todo, sem privilegiar unicamente grandes personagens ou fatos históricos. à disposição do público, biblioteca arquivo histórico, pátios coloniais e exposições permanentes/temporárias. Visitas guiadas.

3 --- O Museu Judaico do Rio de Janeiro foi fundado em 1977 com o objetivo de cultivar, preservar e dinamizar a cultura e a memória das tradições judaicas, reunindo coleções de objetos e documentos representativos da história do povo judeu e religião. Desejando ampliar atividades e difusão na sociedade em geral, incluiu exposições, cursos, conferência, exibição de vídeos entre seus objetivos e criou o Departamento Audiovisual, acervo de música judaica e videoteca videoteca sobre temas judaicos, ainda Centro de Estudos do Holocausto, reunindo livros-vídeos-depoimentos de sobreviventes dessa grande tragédia humana. Dada a importância de preservar a memória desse acontecimento que marcou profundamente a história do século XX, não apenas no que se refere ao povo judeu, mas a toda a humanidade, e considerando a relevância do tema para os dias atuais, o Museu Judaico promoveu a vida ao Brasil desta exposição, a primeira em toda a América do Sul.

4 ---A Anne Frank House, sediada em Amsterdã, é uma organização independente e sem fins lucrativos - fundada em 1957 para preservar da demolição o "Anexo Secreto" onde, no decorrer da II GM, ANNE FRANK escreveu o seu diário . Em maio/1960, após três anos de obras foi inaugurado o Museu Casa de Anne Frank; em 1999, reinauguração após ampliação das instalações museológicas. Um dos mais importantes museus de Amsterdã, visitado anualmente por mais de 700.000 pessoas de todo o mundo.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/04/2019
Código do texto: T6628800
Classificação de conteúdo: seguro