CERÂMICA NORDESTINA PARTE II

MUSEU CASA DO PONTAL, arte popular - a área de atuação situava-se num amplo e aprazível sítio, no Recreio dos Bandeirantes, entre o mar e a reserva ecológica da Serra do Grumari, cidade do Rio de Janeiro. Brutal enchente carioca (desde Estácio de Sá?!)....... e foram morar a dois quilômetros do Barra Shopping, imóvel novo com vista para a Pedra da Gávea; desde o comecinho nesse espaço - um deslumbre! - já recebendo visitas nacionais e internacionais... ----- Cerâmica nordestina e de outros lugares também, especialmente Alto do Moura e Vale do Jequitinhonha. ----- Pois em 1997, o versatilíssimo CHICO BUARQUE DE HOLANDA recomendou ao escritor português JOSÉ SARAMAGO que fosse conhecer... Encantou-se com bonecos feitos de barro, papel machê, madeira e miolo de pão endurecido-engomado, e particularmente atraído pela obra gigantesca "O circo" de ADALTON FERNANDES LOPES, niteroiense, ex-pescador, um "Bonde puxado por burros" de ANTÔNIO DE OLIVEIRA, mineiro, e "Bom dia", dois homens negros em amistoso aperto de mão, aspecto de gente pobre, um deles carregando um saco nas costas e o outro, 'cachimbado', vasilhame regional sobre a cabeça, obra do artesão ZÉ CABOCLO, do Alto do Moura, Caruaru, anos 60. Inspirou-se para escrever o livro "A caverna", estória de um oleiro (fabricante de tijolos) que também fez bonecos de barro. ----- Este museu é o maior acervo carioca em arte popular possuindo além de 8.000 peças de artistas de mãos habilidosas que retrataram costumes e hábitos do povo brasileiro. Alta genialidade, VITALINO, o mais conhecido. Mais de uma centena de biografias dos artistas. Em dezembro de 2002, lançado o livro "o mundo da arte popular brasileira" por uma antropóloga e então diretora da casa, mulher do herdeiro do museu: 200 ilustrações de obras amealhadas pelo francês JACQUES VAN DE BEUQUE (estudara Belas Artes e se encantou com o Rio e a arte popular do país), adquiridas desde 1947, e mais o que continuou chegando... Portal sobre arte popular: www.popular.art.br.

------------------////////////////////--------------------------

NOTA DO AUTOR:

Há diferenças conceituais entre: arte primitiva - pré-histórica, de gravuras rupestres, estatuetas, pinturas e desenhos / arte naif - artistas auto-didatas, de emoção pessoal, sem obrigatoriedade de técnicas e abordagens convencionais / arte popular - peças independentes com finalidade decorativa, sacras ou representando tipos humanos: anjos, santos, padres, cangaceiros, retirantes, violeiros, dançarinos, profissionais...

FONTES:

"Beleza primitiva" - Rio, revista VEJA, 18/12/02 --- "Uma viagem de Norte a Sul pelo Brasil" - Rio, jornal O GLOBO, 8/4/06.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 19/04/2019
Código do texto: T6627029
Classificação de conteúdo: seguro