PIONEIRO (um deles...) ESQUECIDO - PARTE II

Em 2016, o History Channel exibiu a minissérie "Gigantes do Brasil", sobre empreendedores pioneiros, um deles Francesco Matarazzo. Com certo atraso, mas finalmente lembrado, BARÃO DE MAUÁ (1813 / 1889) - aqui, depoimentos de estudiosos no período, que também colaboraram com a produção na pesquisa de reconstituição do século XIX e o embate entre Dom Pedro II e Mauá, pautado pela ambiguidade; na verdade, disputa mais pelo poder que pelos projetos, relação muito forte, ambivalência emocional de amor e ódio, ou seja, situação muito comum em que o sujeito tem sentimentos conflitantes em relação a outra pessoa. IRINEU, ao tornar-se MAUÁ, tratou logo de comprar uma mansão no bairro de São Cristóvão, ao lado do palácio imperial, para se tornar vizinho de PEDRO. Destaca-se ter uma visão moderna e segura para o país, raro mesmo no empresariado contemporâneo, projeto passando pelo desafio de modernizar um país ainda na periferia do capitalismo. Disputa de poder, sim, vontade de enriquecer, sim, mas formou-se nele a origem de toda uma elite empresarial, embora a maioria tendo baixo compromisso com o país, utilização em seu próprio benefício. Daí, conflito com os interesses da elite aristocrata, agrária e escravista; posterior ruína provocada também pelos admirados capitalistas estrangeiros. Dois lados da sua história: capitalismo liberal, tolhido pelo poder do estado & brasileiro que 'quebra' por força do capital estrangeiro, que entra no país sem nenhuma barreira de proteção - relação entre as duas forças, não uma visão única.

Brasil atual em trocadilho irônico - abrir o olho com a China!!!

---------------------------------------

NOTAS DO AUTOR:

ELE, Irineu Evangelista de Sousa, VISCONDE DE MAUÁ (1874) - comerciante-armador-banqueiro-industrial brasileiro: nosso primeiro Gigante, uma das principais personalidades do Brasil Imperial, que muito contribuiu para a industrialização do Brasil, daí merecidamente os títulos nobiliárquicos de Barão e depois de Visconde. Entre vários empreendimentos, montou uma companhia de gás para a iluminação pública do Rio de Janeiro; colocou em ordem a navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas; introduziu a primeira estrada de ferro do país que ia da Raiz da Serra a Petrópolis e a fase inicial da primeira ladrilhada do país, a União e Indústria, indo de Petrópolis a Juiz de Fora.........

Filme "O imperador e o rei", de Sérgio Rezende, 1999 - Dom Pedro II como protagonista central da trama.

FONTE:

"A história de um Brasil em busca da modernidade" - Rio, jornal O GLOBO, 24/3/19

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 14/04/2019
Código do texto: T6623086
Classificação de conteúdo: seguro