Cuidar para frutificar

- Mãe, me dá um feijão!! - fala Frederico, um rapazinho de 10 anos.

- Pra quê, meu filho? - pergunta sua mãe, d. Mariete.

- Para eu plantar, oras.. Pra gente não precisar mais comprar..

A mãe dá um sorriso e responde:

- Ah! Então pegue aqui..

Ela o entrega um feijão. Ele recebe e sai correndo, feliz da vida, para plantar sua primeira semente.

- Espera! - grita sua mãe - Você sabe plantar?

- É... Não sei muito bem.. - responde Frederico, meio sem jeito.

- É preciso primeiro: preparar a terra, cavar, plantar com muito cuidado e regar todos os dias.

- Ah, isso é moleza..

- Parece fácil, mas tome cuidado.. Nunca se esqueça de regá-la.

- É claro que eu não vou esquecer.

- Pois então vá lá, plantar sua sementinha..

- Ate que enfim.. Quanta explicação!

Frederico corre então para o quintal de sua casa e faz tudo exatamente como sua mãe mandou. Plantou bem direitinho, com calma e com muito cuidado..

No outro dia, ele acorda, e antes mesmo de ir escovar os dentes, corre no quintal, para regar sua futura plantinha...

Passou-se uma semana. É um sábado bem ensolarado. Frederico vai no quintal, já um pouco desanimado. Até o dia anterior, estava somente a planta, sem nenhum fruto. Porém, naquela manhã, ele tem uma maravilhosa surpresa: A semente deu o seu primeiro fruto!

Frederico, felicíssimo pela sua conquista, corre para sua mãe!

- Mamãe! Mamãe!! - grita ele.

- O que é menino? O que foi que aconteceu?

- Minha plantinha deu o primeiro frutinho!

- Parabéns, meu filho! Eu não disse que ela ia dar frutos?

- Disse mamãe! Ai, eu estou muito feliz..

- Mas nunca deixe de regar. Nenhum dia!

- Ta certo mãe! Eu vou cuidar todos os dias da minha plantinha, eu prometo!

Passam-se seis meses, Frederico está cumprindo sua promessa: Todos os dias, antes de ir para o colégio, vai para o quintal, e rega sua plantinha.. Quer dizer, ela já está bem grande para ser chamada de plantinha. Eles já estão até comendo feijão dela, ao invés de comprar.

Uma semana depois, d. Mariete traz um presente, muito bem embrulhado, para seu filho.

- Frederico! - grita ela, fechando a porta de casa.

- O que é, mãe? - grita ele, de dentro do quarto.

- Isso é jeito de falar com sua mãe, menino! Eu estou aqui com um presente, mas você não quer, né?

Num piscar de olhos, Frederico aparece na porta.

- Ai, desculpa mamãe! Eu nunca mais vou desrespeitar a senhora.

- Tem certeza?

- Tenho.. Mas cadê o presente?

- Está aqui!

D. Mariete entrega o pacote para Frederico. Ele o abre rapidíssimo!

- Não acredito! - diz ele, com os olhos brilhando, fitos no PlayStation 4 que ganhou.

- Gostou? - pergunta sua mãe.

- Claro que sim! Muito obrigado, mamãe!

Ele a abraça com toda força! Depois, corre para instalar o vídeo game na TV do seu quarto.

Chega a noite. Frederico então janta muito rápido, já se imaginando na frente da TV, jogando seus jogos favoritos.

- Já terminou menino? - pergunta d. Mariete

- Já! Posso jogar agora?

- Pode! Vai lá, matar seu verme.

- Uhu!! - grita ele, correndo para o quarto.

Ele liga o vídeo game e começa a jogar.

Passam se horas... O relógio já marca 11 da noite. Sua mãe entra no quarto.

- Menino, já tá na hora de ir dormir!

- Espera aí, mãe! Só mais essa partida!

D. Mariete desconecta da tomada o 'T' em que estão ligados a TV e o vídeo game.

- Oh mãe! - resmunga Frederico.

- Já está na hora de dormir, menino!

- Tá bom, mãe.

Frederico vai escovar os dentes e depois deita na cama, já com bastante sono, e dorme rapidamente.

Chega o outro dia.

- Acorda Frederico, você já está atrasado! - grita sua mãe.

Ele levanta apressado e meio tonto. Corre para o banheiro, escova os dentes, veste a farda e sai correndo para a escola.

No final da manhã, ele chega da escola. Tira a roupa e vai colher alguns feijões. Ele almoça e dorme boa parte da tarde.

Ao acordar, às 16h30, ele faz suas atividades e janta. Logo depois ele corre para o vídeo game. Começa a jogar e chega numa fase dificílima.

Ele tenta, tenta, mas não consegue passar por aquela 'maldita fase'.

Frederico passa tanto tempo tentando, que acaba dormindo em frente à TV.

Sua mãe entra, desliga tudo e o leva para a cama.

Durante quase um mês a rotina dele foi praticamente a mesma, exceto nos sábados e domingos.

Enfim, chega mais uma segunda-feira. Frederico, como nos últimos dias, acorda tarde por causa do vídeo game. Rapidamente se arruma e sai para o colégio.

No final do dia, como de costume, ele vai ao seu pé de feijão.. Mas espera! Ele está morto! Como assim?

- Mãe! Vem cá! - grita ele.

- O que foi menino? Pra quê essa gritaria?

- Olha! - fala Frederico, apontando para a árvore.

- Valha meu Deus! A planta morreu!

- Por que mamãe?

- Porque você não cuidou dela, meu filho! Para que hajam frutos, têm que haver cuidado.

- E agora? O que eu faço?

- Agora você tem que plantar outra semente.

- E começar tudo de novo?

- Sim, meu filho!

____________________________________________________________

Você não vai conseguir FAZER para Deus, se antes você não cuidar da sua COMUNHÃO com Ele.

"Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim."

(João 15:4)

__________________________________________________________

Por favor, deixe o seu comentário sobre a obra. E se achar necessário, uma crítica construtiva também.

Desde já agradeço pela leitura. Deus abençoe!