"ANTIGAMENTE..." LITERATURA DE TEMPOS IDOS

Olhe-se no espelho, perceba as diferenças e tente lembrar...

"Diário de uma garota", de MARIA JULIETA DRUMMOND DE ANDRADE - Distante década de 40, jovem de classe média, risonha e tranquila. Férias de verão e anotações dos acontecimentos diários: ida à igreja, à praia, ao cinema, à confeitaria, passeios com pai e mãe, viagem a "beagá". Diário enriquecido por fotos, recortes e caricaturas, no clima da época: revista O Cruzeiro, Garotas do Alceu, artistas de Hollywood, retrato do (ainda jovem) poeta CDA...

"Historinhas malcriadas", de RUTH ROCHA - Primeira comunhão, fumar cigarro escondido no fundo do quintal, inveja de primo certinho que só tira dez. Ah, quem não passou por isso? Quem não tem na memória momentos de pura travessura seguidos de umas belas palmadas: Ser criança... esse serzinho que guarda tantas descobertas, tantas dúvidas maravilhosas. Que escreve seu diário como quem confessa seus "pecados" para o padre. Mas que pecados são estes? Um diário com quatro passagens da vida de quatro crianças. Cada uma diferente da outra, mas com algo em comum: as delícias da infância.

"Se a memória não me falha", de SYLVIA ORTHOF - Fatos e sentimentos comuns à adolescência, resgatados no passado da autora, como o primeiro beijo, idas a bailes, a chegada da menstruação, farras no colégio, dúvidas, medos, desejos, sustos e emoção.

"Suando frio", de VIVINA DE ASSIS VIANA - Estória de um jovem de 16 anos, comprido, crescendo. Tímido, ciumento, tem pudores, sente raiva, apaixonado por uma professora , lê Drummon, vive os dramas de 64, prisões, sufoco, desconforto próprio da idade, longe dos 18 anos... Ah, os anos 60! Leitura comovente.

"Verão de 58", de SÍLVIA ESCOREL - Sofia, 13 anos, a prima Cacilda, 14, e o resto da turma passam inesquecíveis férias nas praias de Guarujá. Tem o primeiro beijo, o maiô mamãe-não-deixa, superavançado para a época, um pega de carro, amor platônico e intrigas entre as meninas por causa dos meninos, o primeiro pileque, carnaval, muita festa e a descoberta do primeiro amor. Uma estória muito interessante e divertida capaz de arrebatar suspiros de saudades pelas situações reais e comuns a qualquer um que já foi bem jovem um dia. Livro cheio de ação e emoção, identificações apesar da distância temporal.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 31/03/2019
Código do texto: T6611870
Classificação de conteúdo: seguro