VELHAS BAIANAS (tradição)...

...ou BAIANA VELHAS (pela idade)? - "Você já foi à Bahia, nêga? Não? Então, vá! (...) a BAHIA tem um jeito, que nenhuma terra tem!" - DORIVAL CAYMMI - Não. Nunca fui à Bahia, nunca passei o CARNAVAL no Rio de Janeiro, capital do samba, mas defendo o prazer de olhar.

1---Um decreto-lei de 1933, do prefeito do RIO DE JANEIRO, PEDRO ERNESTO, médico humanitário (os bons são sempre perseguidos!), criou acala das BAIANAS, passando assim a presença obrigatória em todas as escolas de samba. Homenagem às baianas do acarajé e do bolonho de tapioca nas ruas e das casas de santo no Rio Antigo, início do século XX - afoxés e jongos antecipando o samba. (A praça XI, trecho da avenida Presidente Vargas, reunia o samba e muito comércio de judeus, inclusive um sobrado para reuniões religiosas.) Eram essas "tias" as pioneiras inovadoras, muitas vindas de Salvador para a antiga capital federal, trazendo tradições da cultura afro. na música e na religião. As escolas de samba nasceram no batuque do quintal dessas mulheres negras......... Feministas (palavra da moda atual, 2019!), sim, defensoras do carnaval... A coreografia do rodopio destas rainhas sempre foi uma visão deslumbrante para os espectadores. Fantasias com aspecto de pesadas, mas feitas de tal modo que todas rodopiavam sem dificuldade, sem sacrifício, "cpmpdr voassem" (li o depoimento em jornal), a maioria acima de 70 anos. Era também a criança ou a jovem passista cuja idade maior chegou e o honroso prêmio foi passar para a ala das baianas: "Quero ser baiana quando crescer!"

2---Muitas hoje são reduzidas e arrebanhadas pelas seitas religiosas (tadinhas iludidas!) e larga tudo, na convicção idiota do pecado anos e anos e era o demônio" que as fazia dançar. Não sou defensor nem acusador de religião alguma, porém muitas dessas mulheres idosas abandonam e renegam o candomblé de raiz, levando seus (ex-)amados santos e as roupas para o tal de "pastor" (?) quebrar-rasgar e queimar na "fogueira (dita) santa" Igual como eram queimados em autos de fé desde GUTEMBERG, que aprimorou a máquina de confecção gráfica - nazistas, 1933. E ainda hoje tal barbaridade ocorre (não só no interior do Brasil, registre-se!), cidades pequenas, população convocada à força por prefeitos enlouquecidos - e recentemente grupo de feministas, já extrapolando uma filosofia sadia de gênero, mesma atitude contra o filme "Cinquenta tons de cinza" (tomasse conhecimento, a protagonista desafiadora diria o clichê 'fi=lo-porque-qui-lo'). E recente boçal perseguição a "Meninos sem pátria", livro paradidático de Luiz Puntel, 1981 - resultado foi boçal sucesso às livrarias para adquiri-lo.

"Onde se queimam livros acaba-se queimando pessoas." - HEINRICH HEINE (1797 / 1856), poeta romântico alemão.

3---A escassez de baianas é tal que muitas desfilam na sua escola de coração e em mais uma ou duas "emprestadas"... Pregação apocalíptica contra o samba? É demais! Tirar o prazer de mulheres idosas em seus últimos anos de vida... Minha AMIGA carioca testemunhou - grupos de homens aposentados, distraídos com o carteado nas manhãs e nas tardes, jogos a leite de pato (não rola dinheiro), pracinha invadida por pessoas com Bíblias de capa preta nas mãos (a minha é escandalosa, capa vermelha, e a dela, azul-rei, somente usamos em pesquisas literárias), literalmente estapeando os baralhos e jogando ao chão, pois ali "estaria o demônio? Como minha louquinha reagiu? Começou a gritar "polícia, polícia, assalto à vista!" e um guarda magrela, entre assustado e tímido, dispersou os surpresos invasores, todos na mesma faixa de idade, os 70 das baianas e dos felizes e livres jogadores.

4---Sabemos que o toque das escolas de samba veio de raízes africanas. E daí? E o futebol que veio dos estudantes filhos da nobreza britânica? Esporte é "demônio também"?

É um gradativo retorno à IDADE MÉDIA?

5---Descobri uma letra antiga, na voz da cantora MARLENE, recém-regravada: "Se é pecado sambar, / a Deus eu peço perdão, / eu não posso evitar / a tentação / de um samba dolente / que mexe com a gente / fazendo endoidecer. (...) Se sambar é pecado, / Deus terá me perdoaado."

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 25/03/2019
Código do texto: T6607453
Classificação de conteúdo: seguro