ZOME NÃO REINOU POR CULPA DE PREÁ.

sábado, 23 de março de 2019

ZOME NÃO REINOU POR CULPA DE PREÁ.

Catarino, Contador Dom Inocêncio Piaui, casado com Maria do povo do Angical. Quatro filhos homens e duas mulheres. Os Catarinos eram negros. O velho tocava Realejo gaita de boca e depois sanfona pé de bode. Os filhos todos aprenderam tocar. Oito baixos e passaram como Luis Gonzaga para sanfona piano com teclas. (Euclides) Quido, Tertulino (Zome) Equídeo e Beca, Tereza e Josefa. Quido mais velho. Em 1958 foram os três a São Paulo Quido, Zome e Equídeo. Já tocavam sanfona piano.

Nesse tempo São Paulo crescia construção civil e fábricas. Quido voltou em 1960 levando uma sanfona italiana preta fole vermelho, 80 baixos e fazendo o maior sucesso.

Em 1962 Zome voltou e trazendo um surdo que revolucionou fazendo inveja Adail Ferreira, afamado sanfoneiro de Moreira.

Ai juntou os três irmãos um cunhado Tomaz e Pitury, só davam eles os Catarinos como eram chamados.

De Angical, Salgado, e todo riacho Itacoatiara a Passagem Nova, eles disputavam com Adail. Certa vez em uma festa na casa de Zé Patriarca Zome e Adail disputavam quem sabia mais música. Dizem que Adail reconheceu que Zome era mais sanfoneiro que ele. Acho até estranho, pois Adail era muito convencido. Zome além de tocar muito cantava que nem uma sereia, voz afinada, entre grave e aguda.

Mas em uma noite quem ventava muito e tinha um luar belo de Setembro, uma festa em Vereda das Éguas na casa de Cotinha Zé Preá (Zé Gervásio) mata Zome com uma facada no peito. Dizem que foi por causa de uma cota, dinheiro para o cara dançar uma noite. Mas outros falavam que o motivo, circunstância, razão era mulher. Zome morreu derramando sangue até apagar. Socorro era difícil sem carro e facada no lugar mortal é morte certa.

Zé Preá o assassino, ficou preso por um ano e logo foi solto, mas so andava escondido, os Catarinos não vingaram à morte. Assim foi um dos maiores sanfoneiros nos anos 1960/64 ano da morte de Zome.

ADÃO NHOZINHO.

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 24/03/2019
Reeditado em 24/03/2019
Código do texto: T6606345
Classificação de conteúdo: seguro