UM SÓ BRUXO E MUITAS MÁGICAS - PARTE II

Pois é, o bruxo confundiu os clientes (fui em nome da empresa apenas entregar parafusos - se para vodu, não sei.........) - fui tomado pelo elemento masculino que telefonara e ele /não adivinhou seu próprio erro?!/ "me", isto é, ao outro cobrou um ovo de ornitorrinco. "Que-diabo-disto-é-aquilo?" - as pessoas perguntam.

Não precisei procurar - ganhei uma pesquisa pronta, que encolhi.

"Trata-se de um animal peculiar: bico de pato, garras afiadas, esporão venenoso; apresentado na Inglaterra pela primeira vez, foi considerado uma fraude. Filhotes nascem de ovos (é uma ave?), filhotes mamam nas mães (é um mamífero?) sem mamilos (como mamam?). E agora a ciência australiana "diz" a espécie aliada na luta contra superbactérias por terem uma bioquímica estranha... ----- O animal pertence à ordem monotremata, pequeno grupo de mamíferos que põe ovos e produz leite para alimentar os filhotes - no leite, uma proteína com propriedades antibacterianas únicas e potencial para salvar vidas. Esse estudo começou em 2010, e um novo estudo identificou e replicou em laboratório uma proteína específica com ação bactericida, evolução única dos ORNITORRINCOS, essencial para a sobrevivência da espécie. ----- O leite é secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas e escorre pela barriga, onde então é sugado pelos filhotes. Embora o alimento fique exposto ao ambiente, não se contamina porque a proteína bactericida o protege. Estrutura da proteína em forma de espiral tridimensional, como cachos, batizada como Shirley Temple."

----------------------000000000-------------------------

NOTA DO AUTOR:

SHIRLEY TEMPLE (1928 / 2014) - Atriz, dançarina, cantora e diplomata norte-americana; de 1935 a 1938, atriz mirim, grande sucesso de bilheteria. Cabelos encacheados.

FONTE:

"Efeito antibiótico. Leite de ornotorrinco combate bactérias" - Rio, jornal O GLOBO, 17/3/18.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/03/2019
Código do texto: T6589277
Classificação de conteúdo: seguro