ONÇA

A BELA QUE É FERA - Terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. ----- Quase 50 anos depois de JOÃO, a natureza em equilíbrio, enquanto ainda existirem onças que mantém em ordem a população de bichos menores. Em 2018, homenageada oficialmente, portaria do governo federal, como símbolo da biodiversidade do Brasil - a onça-pintada, nosso mais emblemático animal, da Amazônia às florestas do Sul - extinta nos Pampas, 'desaparecente' e de tamanho menor na Mata Atlântica e na Caatinga (vítima também da extinção de sua própria caça: porcos do mato, pacas e veados). Poucas em número, muitas em diversidade - existem, por exemplo, onças anfíbias amazônicas, as que não migram fugitivas nas cheias do rio Solimões - empoleiras nos galhos, caçam preguiças e macacos; menores as sertanejas nos boqueirões da Caatinga; nas dunas e chapadões Jalapão, Tocantins, a rara onça lombo-preto; musculosas caçam jacarés no Pantanal... Fora da Amazônia, a segunda população está no Pantanal. Raros os casos de ataques a seres humanos, atribuídos ao desmatamento e consequente desequilíbrio ambiental, que tem levado as onças para perto das cidades. Informações - de 1.80m da cabeça à cauda; no geral, 158kg; tempo de vida: cerca de 12 anos na natureza.

O AMIGO DA ONÇA - Personagem de cartuns e HQ, criação de PÉRICLES, primeiro cartum publicado na revista "O Cruzeiro", em out./1943 - sátira, ironia e crítica, desmascarando os interlocutores e colocando-os nas mais embaraçosas situações; a expressão popular "amigo a onça" significa pessoa que se diz 'amiga', porém sempre coloca o outro em situação constrangedora ou vexatória.

PEDRA DA ONÇA - Monumento na praia, no alto de uma pedra, Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Lenda - "Um índio pertencente à tribo da região ia sempre à praia acompanhada de sua amiga onça. Certo dia foi pescar... e nunca mais voltou. A onça passou a esperá-lo indefinidamente........."

---------------------/////////////////---------------------

NOTAS DO AUTOR:

"Onça, elas também sabem muita coisa. Tem coisas que ela vê, a gente não, não pode. Ih! Tanta coisa..." - conto MEU TIO O IAUARETÊ, de JOÃO GUIMARÃES ROSA - livro "Estas estórias", 1969.

IAUARETÊ - Nome indígena significando onça.

FONTE:

"Símbolo da diversidade, onça pintada é ameaçada" - Rio, jornal O GLOBO, 7/12/18.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 03/03/2019
Código do texto: T6588452
Classificação de conteúdo: seguro