1092-MADAGASCAR - A ORIGEM DO NOME

Era a ilha da preguiça. Talvez por se situar numa área tropical, com abundancia de frutos e pesca, clima ameno, o calor convidando sempre a um descanso á sombra das indolentes palmeiras agitadas pela brisa durante o tempo todo, fosse a causa de tamanha moleza por parte dos habitantes.

Nos tempos em decorre a história, a ilha não tinha nem nome. Por pura preguiça, os habitantes não haviam cogitado sequer em batizar a ilha.

Tal ilha pertence ao continente africano e está situada ao largo da costa de Moçambique, e hoje é conhecida como Madagascar, tendo sido até motivo de filmes de animação bastante apreciado pela garotada.

Uma ilha tropical de clima quente e coberta por florestas onde se encontravam diversos tipos de frutas e plantas que proporcionam alimentação suficiente para as tribos que nela viviam. Á época em que decorre esta história, coisa de muito antigamente, antes que tivesse seu nome como hoje, era abundante uma fruta que só lá existia, nutritiva e gostosa: era a preferida de todos: trata-se da jacadura, fruta parecida com a jaca comum, grande, porem com a casca muito dura.

As populações viviam praticamente do consumo da referida fruta, atualmente extinta. Para chegar à polpa era preciso descascá-la com uma faca ou facão bem afiado. A preguiça dos nativos era tão grande que havia os “especialistas” em descascar a jacadura, mediante pagamento de metade da fruta descascada.

O rei daqueles habitantes da ilha sem nome também era preguiçoso, mas gostava da jacadura por demais, não dispensando a fruta em nenhuma refeição. Por isso, tinha um ministro só para descascar as frutas. Porém, o ministro era, como todo mundo, de uma preguiça fenomenal. Assim, o rei tinha que determinar ao tal ministro descascador, constantemente, com alta voz;

— Manda cascar a jacadura! Manda cascar!

Era todos os dias, três ou quatro vezes por dia. A voz do rei ecoava pelos corredores do palácio e desdobrava-se para além, sobre os campos e colinas.

— Manda cascar! Manda cascar! Manda cascar!

Com o passar do tempo, o rei, já velho, com a voz fraca, dizia:

— Mada gascar. Mada gascar.

O provo preguiçoso aproveitou a fala do rei para batizar a ilha, que ficou sendo conhecida como ILHA DE MADAGASCAR.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 22 de outubro de 2018.

Conto # 1.092 da série INFINITAS HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 24/12/2018
Código do texto: T6534727
Classificação de conteúdo: seguro