1060-A DEMOCRACIA NÃO EXISTE - Politica

A DEMOCRACIA NÃO EXISTE.

Manhã de Primavera em Vento Leve. A cidade está resplandecente: lavada por um chuvinha mansa na madrugada e iluminada pelo sol amigo, brilha como uma joia incrustada nas alturas da serra da Canastra.

Dirigindo seu carro rua acima, Antonio Salustiano, que todos conhecem por “Tunico da Prefeitura”, está de bem com a vida. Nesta manhã, saiu mais cedo de casa, pois pretende conversar uma coisa com seu Alfio Montagnha que se encontra, invariavelmente, sentado no banco da praça central.

Estaciona seu carro na garagem da prefeitura, onde trabalha, vai até o Bar do Centro, toma um cafezinho rápido e segue reto em direção ao local onde já está, sim, sentado confortavelmente, seu Alfio.

O idoso senhor tem uma cabeleira branca que falha no alto da cabeça, onde a careca vermelha já aparece. Aposentado há muito anos, dedica suas manhãs à leitura de jornais, revistas e livros, entremeada com bate-papos com os frequentadores da praça.

Tem uma cultura média e muito bom senso, o que o leva a se tornar um oráculo na pequena cidade. Ele não rejeita nenhum assunto e não discute com ninguém, seja sobre política, religião ou futebol. Apenas conversa, ouve a maior parte do tempo e quando fala, o faz com a sabedoria de mais de oitenta anos.

Aproximando-se, Tunico faz o ritual de sempre: aperto de mãos, um forte abraço e em seguida, senta-se ao lado do risonho idoso.

— Que belo dia para início da primavera, hein?

— Sim, responde ele. Me faz lembrar de ...

Tunico não dá tempo ao amigo para iniciar mais uma de suas longas reminiscências de um dia de primavera do ano tal, em que aconteceu alguma coisa com ou sem importância.

— Seu Alfio, me diga uma coisa, estou em dúvida: qual é mesmo o significado da palavra democracia? Se por um lado o prefixo demo vem do grego, temos um significado. Mas se tomarmos o prefixo em latim, vemos que é coisa do demônio.

— Sim, meu caro Tunico, a primeira parte de sua pergunta está certa. Democracia vem do grego, onde era praticada desde remotos tempos. Governo do povo é o que significa. Agora, não podemos dizer que é coisa do diabo. Temos, é fato, o substantivo demo registrado como diabo, mas o sufixo para formar palavras é demon. Veja algumas das palavras formadas com este prefixo: demoníaco, demonismo, demoniomante, demonófobo.

— Ha! bom. Agora...

— Por falar nisto, deixe-me dizer que DEMOCRACIA tal qual praticada na Grécia antiga, não existe mais. Aliás, nem em Atenas nem em Esparta, onde o sistema de votação era adotado, não podiam votar as mulheres, os escravos, os estrangeiros, os que não eram proprietários de terra e os homens com menos de vinte anos de idade.

— Uai, então os votantes eram a minoria do povo!

— Claro. Pela origem, você percebe que a democracia é uma falácia, isto é, uma enganação. Se no Brasil de hoje as mulheres, os que não são proprietários de terra e os homens com mais de 16 anos podem votar, vemos manipulações das eleições, sob diversas formas, que invalidam as eleições e tornam a democracia uma ideia falsa.

— Sim, a compra de votos, a difamação dos candidatos...

— Agora, nestes tempos de Internet e outras maneiras de se propagarem as notícias e as falsa notícias, sob a forma de boatos e fake news, então a coisa ficou muito séria.

Tunico jogou mais lenha na fogueira:

— Até essa urna eletrônica.. Foi adotada só no Brasil, nem no Paraguai serviu, depois de experimentada numa eleição de lá. Dizem que pode ser manipulada, adulterando os votos, que não podem ser recontados; pode ser uma forma de manipulação dos resultados.

— E até nos Estados Unidos, onde se dizem campeões da democracia, a eleição de Trump foi manipulada, com interferência do serviço de espionagem secreta da Rússia. — ¬ Prosseguiu seu Alfio. — Por falar em Trump, existe no mundo um camarada mais antidemocrático do que ele? Eleito “democraticamente” em eleições fraudadas.

Quando viu que a conversa ia continuar por muito tempo, Tunico levantou-se:

— Puxa, já está na hora de entrar em serviço. Com licença. Bom dia, seu Alfio.

— Bom dia. Agora, depois desta nossa conversa, estou achando que esta tal de democracia é coisa do demônio, sim.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 25 de setembro de 2018.

Conto # 1060 da série INFINITAS HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 17/10/2018
Código do texto: T6478699
Classificação de conteúdo: seguro