"CADÊ A LÍNGUA QUE TAVA AQUI?" - Aula no Ensino Médio



Ah, o urso panda e a arara-azul estão em risco de extinção, a Mata Atlântica aos poucos destruída... e outra destruição. tão ou mais ou menos grave, é que /cientistas dizem.../ a cada duas semanas uma língua desaparece da face da Terra. Existem hoje (2002) cerca de 6.700 idiomas, provavelmente apenas 10% livres desta ameaça. ----- Estima-se que 50% das línguas desapareça nos próximos cem anos. ----- O sumiço de uma língua representa a perda da identidade de um povo, da variabilidade de culturas e maneiras de ver o mundo - como se as cores sumissem e todos passassem a ver em preto-e-branco... ----- O desaparecimento das línguas se acentuou com a expansão europeia, crescimento das cidades e alcance crescente do inglês, do espanhol e do português - perto de 1500, eram 1.300 línguas no Brasil, hoje 180. Como salvá-las? ----- 850, número de línguas faladas atuamente na Índia. ----- Ideia sedutora de uma só língua... mito bíblico, falantes de apenas um idioma, porém decidiram a construir Babel, uma torre tão alta que alcançaria o céu; Deus desceu à Terra e o castigo para os arrogantes foi a confusão da linguagem para o não-entendimento. ----- A diversidade linguistica representa confusão, dificuldades e conflito, e o uso de um mesmo idioma não impediu guerras civis sangrentas. Mundo com uma só língua empobreceria... e o fim da diversidade preocupa linguistas, historiadores, sociólogos e tecnólogos, pois com a extinção de uma língua vai-se embora também o conhecimento da comunidade acerca até mesmo de plantas medicinais. ----- Língua dominante "seria" o inglês, mas existem centenas de outras fortes resistindo a essa invasão. ----- Os ecologistas há decadas denunciam as extinções na natureza. A preocupação com o sumiço das línguas ganhou força no início dos anos 90, com a formação de organizações e institutos de pesquisa: estudar, catalogar os idiomas e, se possível, colaborar para reintroduzi-los na cultura dos povos que já não se comunicam como seus avós. Nada fácil, perto de impossível: para fazer uma língua renascer, não basta recuperar vocábulos em dicionários pois a língua só tem valor quando falada - para isso, é preciso indicar à comunidade as medidas mais fáceis para a retomada da língua, treinando pessoas como professores-divulgadores da maneira de se comunicar. ----- Às vezes, os 'ecolinguistas' chegam tarde demais. Digamos 51 línguas conhecidas no mundo com apenas um falante; o linguista CRYSTAL relata sobre um pesquisador que viajou a uma ilha remota no Cáucaso (região entre Europa e Ásia) para registrar a língua ubuh, falada por apenas um habitante - ao /conseguir/ chegar lá, ele morrera naquela mesma manhã; em outro episódio, um linguista retornou a Camarões (África Central) um ano depois de ter descoberto o último falante da língua kasabe, mas que morrera logo após o linguista ter deixado o país pela primeira vez - irmã entendia o kasabe, mas não sabia falar. ----- O Brasil, maior diversidade linguistica da América do Sul, tem casos semelhantes; na Amazônia, língua umutima falada por apenas uma pessoa (2002) com mais de 60 anos - em média, há tribos com apenas 200 falantes e outras, como os ticunas (linguista Aryon Rodrigues, universidade de Brasília, um dos maiores pesquisadores nacionais de línguas indígenas) com 25 mil falantes - esse estudo cresceu muito nos últimos 15 anos, ainda poucos pesquisadores, cerca de 80 linguistas, e alguns índios se tornaram professores de sua própria língua. ----- Até os anos 70, o estudo dos idiomas indígenas (precursor ANCHIETA) era tarefa dos missionários que se embrenhavam na selva amazônica para catequizar os índios, os religiosos não interessados em compreender e respeitar a cultura local por meio do conhecimento da língua e sim substituir os valores indígenas pelos seus; hoje, o objetivo é outro e, felizmente, algo mudou, pois perto de Manaus padres salesianos alfabetizam crianças da tribo tucano em sua língua original.

As 7 mais populares linguas e os países de origem:

1-Mandarim / China - 885 milhões de falantes
2-Inglês / Reino Unido - 470
3-Hindi / Índia - 418
4-Espanhol / Espanha - 352
5-Russo / Rússia - 288
6-Bengali / Bangladesh - 196
7-Português / Portugal - 182

------------------------------------------------------------------ --------------

LEIAM "Language death" (morte das línguas), do inglês DAVID CRYSTAL.

FONTE:

"O sumiço das línguas no mundo", de Marcelo Ferroni, jornalista-escritor-editor, na revista Galileu - Rio, suplemento O GLOBINHO, 17/3/02.

F I M
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 06/10/2018
Reeditado em 06/10/2018
Código do texto: T6468962
Classificação de conteúdo: seguro