ESCRAVO DO LAR - PARTE II



1---ACORDO DE CASAMENTO

Não só as risadas, as surpresas agradáveis, os momentos felizes e estimulantes. É encarar "a vida como ela é..." - ainda com NELSON RODRIGUES /que se saiba, casou duas vezes/ ausente. Falar sempre verdades, evitar perguntas, honestidade sem fingimento. Aguentar firme, cabeça erguida, os momentos chatos, de impaciência e desânimo. Metaforicamente, estar perto da porta ainda fechada, sem ir embora, certo?

2---DIVISÃO DAS TAREFAS

Importante para organizar e manter harmoniosa a casa é saber controlar a limpeza e a bagunça. O casal nas tarefas domésticas, cada um com suas funções específicas, e ambos, sempre unidos, darão conta do recado. Há periodicidades, duas vezes por semana ou a cada sete dias ou quinzenais, como por exemplo lavar roupa e higienizar geladeira e freezer. Sou macho, mas aprendi que o ideal é ter cestos multiuso, organizadores e transparentes, para os artigos de lavanderia - sabão em pó com 'canequinha' dosadora, em barra ou creme; facilita a visualização do conteúdo e evita bronca feminina. Gaveteiros ou caixas para panos de limpeza e de chão. Baldes, pás e vassouras fora do chão... e eu mesmo criei prateleiras, preguei ganchos na parede e instalei um varal de teto próximo à janela... Quem diria?! Nobel de Dono de Casa. No Dia da Mulher, dei de presente alguns "queridinhos" utensílios de silicone para a cozinha, em lindos tons de... azul, não esquecendo as mini forminhas, feitio de coração, para gelatina e cupcake. Ganhei um pudim - aquele famoso do Castelo de Guimarães no Portugal nascente (ou conventual?): onze gemas e um ovo inteiro. E recitei emocionado algumas cantigas medievais.

3---PARA EQUILIBRAR A ENERGIA DA CASA

Plantas dentro de casa, aqueles vasinhos nos cantos ou nas janelas, purificam o ar, trazem beleza ao ambiente... mas jamais espécies com espinhos. O alecrim traz a energia da alegria. Quanto a objetos herdados, sinta-se feliz com a presença indireta de gente amada, memórias sadias, porém jamais guarde objeto dado por quem deixou de gostar de você - objetos rachados também não devem ser restaurados porque fizeram uma limpeza energética. Lubrifique as dobradiças de -portas que rangem - a falta de fluidez prejudica a harmonia do espaço; mofo também afasta a boa energia, principalmente sobre vidros e cristais. Velas acesas em casa apenas se faltar luz ou em jantar romântico - embora para rezar, as chamas podem trazer energias ruins. Feche até mesmo com giz uma parede trincada ou rachada. Por fim, reserve um canto para a fé: qualquer objeto ligado à espiritualidade e pode juntar santinho, terço, pedra, fitinhas, sapinhos, corujinhas no mesmo local, para boa vibração coletiva.

--------------------------------------------------------------

LEIAM meu trabalho "Casa limpa, cama limpa, alma limpa".

FONTE:

"Acordo de união instável", prosa poética de MARTHA MEDEIROS (inspiração) - Rio, revista ELA, 10/9/17.

F I M


 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 06/10/2018
Reeditado em 06/10/2018
Código do texto: T6468946
Classificação de conteúdo: seguro