1058-CLARICE LISPECTOR - ABC

Abc de Clarice Lispector – compilação A.R.Gobbo

ALFABETIZAÇÃO – Em 1928, aos sete anos, aprendeu a ler e a escrever.

AMÉRICA DO SUL - A fuga foi cogitada primeiramente por Mania Lispector e sua família, que já havia emigrado em sua maior parte para a América do Sul a fim trabalhar em organizações judaicas.

AULAS PARTICULARES Em 1938, (17 anos) voltou a dar aulas particulares de matemática e português,

CHECHELNYK – Ucrânia – Cidade da Ucrânia, então Russia, onde nasceu –

CHEGADA AO BRASIL chegou ao Brasil , ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs

COMPOSITORA – Maria Lispector, mãe de Clarice falecei em 21 de setembro de 1930, aos quarenta e dois anos,. Em homenagem à mãe, Clarice compôs sua primeira peça para piano. Tinha 9 anos.

CONTO – 1º. CONTO - Em 1940, aos 19 anos, seu interesse por direito havia diminuído, ao passo que por literatura aumentado, e ela publicou, em 25 de maio, seu primeiro conto conhecido, Triunfo, publlcado na revista Pan.

DATILOGRAFIA – Aprendizado Em 1938, aprendeu datilografia e e iniciou estudo da língua inglesa.

DIREITO - Estudou direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil. ESFINGE DE GIZÉ – Cairo, Egito- conheceu na viagem de volta do Rio de Janeiro a Nápoles, em 1946.

EU E JIMMY - O primeiro texto publicado na revista foi provavelmente Eu e Jimmy, em 10 de outubro de 1940, um conto com temática feminista centrado na relação amorosa entre um homem e uma mulher

GUERRA CIVIL RUSSA – Sua família judaica da Rússia perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa (1918/1920)

FALECIMENTO – 09.12.1977 – no Rio de janeiro, faltando apenas 1 di para completar 50 anos.

FILHOS – Em 10 de agosto de 1948, nasce em Berna, Suíça, o seu primeiro filho, Pedro Lispector Valente.[49] Em 10 de fevereiro de 1953, nasce Paulo Lispector Valente, o segundo filho de Clarice e Maury, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.

FUGA DA UCRÂNIA - seu nascimento se deu em meio aos preparativos da família para a fuga do país, em razão do antissemitismo resultante da Guerra Civil Russa (1918-1920) — A fuga foi cogitada primeiramente por Mania Lispector e sua família, que já havia emigrado em sua maior parte para a América do Sul a fim trabalhar em organizações judaicas.

GETÚLIO VARGAS – Em 1º de maio de1941, na privada do Museu Imperial em Petrópolis, conheceu Getúlio Vargas então ditador do Brasil.

GINÁSIO - Em 1936, terminou o ginásio

FRANZ KAFKA - Clarice era considerada por alguns críticos como a maior escritora judia desde Frank Kafka.

INGLÊS - Em 1938, aprendeu datilografia e iniciou estudo da língua língua inglesa.

JARDIM DE INFÂNCIA - Em 1924, aos quatro anos de idade, Clarice ingressou no jardim de infância

JORNALISTA - O 1º.texto como jornalista publicado em revista foi provavelmente Eu e Jimmy, em 10-0ut-1940 um conto com temática feminista centrado na relação amorosa entre um homem e uma mulher

JUDIA – Nasceu em uma família judaica da Russia

MACEIÓ - Inicialmente, a família passou um breve período em Maceió

MAURY GURGEL VALENTE - Ao final do ano de 1941, iniciou um relacionamento amoroso com Maury Gurgel Valente, futuro marido e então colega universitário de direito.

MODERNISMO – Escola literária onde se posiciona, considerada uma das principais influências da nova

geração de escritores brasileiros.

MUSEU IMPEERIAL DE PETGRÓPOLIS - Em 1941, o trabalho como repórter fez com que ela fosse enviada para diversas localidades, como, por exemplo, à inauguração privada do Museu Imperial em Petrópolis, em 1º de maio, onde conheceu Getúlio Vargas; e a Belo Horizonte, em julho. Durante as viagens, publicou textos em periódicos de diversos lugares.

NASCIMENTO – Chechelnyk, Ucânia, Russia, em 10 de dezembro de 1920 – Registrada como Chaya Pinkhasovna Lispector

NATURALIZAÇÃO – Naturalizada Brasileira

NOME DO REGISTRO DE NASCIMENTO - Registrada como Chaya Pinkhasovna Lispector

PAI – Falecimento – Rio de Janeiro, em 1940

Em 10 de agosto de 1948, nasce em Berna, Suíça, o seu primeiro filho, Pedro Lispector Valente.[49]

PAULO LISPECTOR VALENTE Em 10 de fevereiro de 1953, nasce Paulo Lispector Valente, o segundo filho de Clarice e Maury, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.]

PEÇA TEATRAL - Em 1930, escreveu, sua primeira peça teatral, Pobre menina rica, (ver).

PEDRO LISPECTOR VALENTE Em 10 de agosto de 1948, nasce em Berna, Suíça, o seu primeiro filho, Pedro Lispector Valente.

PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM - Perto do coração selvagem foi seu livro de estreia; em ....

POBRE MENINA RICA - Em 1930, com 10 anos, escreveu, inspirada por uma peça que havia visto, sua primeira peça teatral, Pobre menina rica, de três atos e cujas páginas foram perdidas

RAIMUNDO DE MAGALHÃES – Aí me lembro que uma vez foi o Raymundo Magalhães Jr. que olhou, leu um pedaço, olhou para mim e disse: “Você copiou isto de quem?”. Eu disse: “De ninguém, é meu”. Ele disse: “Então vou publicar”.

RECIFE - cidade onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perdera a mãe.

REGISTRO CIVIL - Registrada como Chaya Pinkhasovna Lispector, na Ucrânia.

RIO DE JANEIRO – Aos quatorze anos de idade, transfere-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, onde a família estabilizou-se .

RIO DE JANEIRO - Cidade onde morreu, em 9.12.1977 – na vspera de complear 5t0 anos. .

RUSSIA – País de nascimento. A Ucrânia só se tornou estado-nação em 1991

SECRETÁRIA – Estudante de direito, trabalhava ao mesmo tempo como secretária em um escritório de advocacia e em um laboratório, além de já estar fazendo traduções de textos científicos para revistas.

TRADUTORA - ingressou precocemente como tradutora no meio literário carioca.,

TRIUNFO- 1º. Conto – Publicado na revista PAN em 25.05.1940 – ver Conto- 1º.

UCRANIA – República Popular da Ucrânia, parte da União Soviética, onde nasceu.- Só se tornou estado independente em 1991.

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 20/08/2018
Código do texto: T6424887
Classificação de conteúdo: seguro