SIMBOLOGIA DA ROSA NA MITOLOGIA
A Rosa simboliza a perfeição, o amor, o coração, a paixão, a alma, o romantismo, a pureza, a beleza, a sensualidade, o renascimento; e, de acordo com sua cor, pode simbolizar a lua (branca), o sol (amarela) ou o fogo (vermelha). Universalmente, essa flor complexa e aromática representa o símbolo do amor e da união, famosa por sua beleza e seu perfume. Não obstante, o desabrochar do botão da rosa simboliza o segredo e o mistério da vida.
Na mitologia, para os gregos, a rosa era uma flor branca que se tornou vermelha no momento que Adônis foi ferido de morte e Afrodite, sua amada, transformou a cor das rosas ao picar-se num espinho e derramar seu sangue. Diante disso, além de simbolizar o amor e o romantismo, a rosa simboliza, também, a regeneração.
Conta-se que...
No momento do ataque do deus Ares contra Adônis, o amante da deusa Afrodite, ela pressentiu a tragédia, correu para socorrer o amante. Porém, foi em vão, chegou tarde. Sentindo a perda, a deusa começou a chorar ao mesmo tempo em que corria. As suas lágrimas, ao caírem no chão, se transformaram na flor que todos nós a conhecemos como Rosa. Acontece, porém, que naquela corrida ela tropeçou, caiu e se machucou/feriu-se. O sangue que escorreu caiu sobre as flores transformando-as em vermelhas, que, até então, eram brancas. Esta é, pois, segundo a mitologia grega, a história do aparecimento dessa linda Flor, inspiração dos poetas e por que não dizer do amor?
Rosa: cor rosa significa 'graça', 'simpatia', 'amizade'. Usada para agradecer favores;
Rosa: rosa-escuro (bordô) significa 'gratidão' e 'beleza inconsciente';
Rosa: rosa-claro significa 'admiração' ou 'simpatia.'