04 - INOCÊNCIA

LIVRO - CENTELHAS DE AMOR

Inocência 

Saudades dos tempos de outrora, como fui feliz. Correndo pelos verdes campos do meu agreste potiguar, voando como as borboletas multicoloridas que pousavam para sugar o néctar das flores e rosas do meu jardim. Os galhos das árvores eram palco de nossas pequenas acrobacias aéreas, junto aos meus irmãos. Nossas peripécias tantas vezes aborreciam nossos pais, assustávamos os saguins que teimavam em voltar.

Saudades dos dias de chuvas, brincando e vendo meu barquinho de papel derivar nas poças que se formavam, a água escorrendo sobre meu corpo como doce carícia de amor.

Saudades dos amigos de infância, da sala de aula, da escola do meu bairro que já nem existe. O gosto pelo viver era diferente, descompromissado, sem estresse, sem tantos alimentos químicos, vida natural. Sorrisos, sempre contentes, às vezes inconsequentes, o que era normal.

Saudades da inocência que não nos condenava. Tudo tão tranquilo e calmo, os dias longos e divertidos. O piar das corujas me assustava, agourentas, prenunciavam mortes, segundo a lenda dos mais velhos.

Saudades são tantas que lembro de cada detalhe, dos momentos vividos com meus pais e nove irmãos, naquela casa de taipa pequena e aconchegante, ladeada de flores e árvores frutíferas. Lembro do caminhar entre elas, das noites de lua cheia ouvindo histórias de Trancoso contadas por um tio paterno, algumas assustadoras que me custavam a dormir.

Ficaram disso tudo as lembranças guardadas na memória com carinho. Descrevo aqui uma pequena parte de tempos idos que marcaram e têm um lugar especial em meu coração. Que meus descendentes saibam que minha infância foi de muitas dificuldades, porém recheada de aventuras e travessuras. Essa infância feliz, vivi intensamente entre a natureza do litoral agreste potiguar.

Por fim,

Saudade!

Neide Rodrigues, poetisa potiguar, em 29/03/1994

Reedição, 14/05/2024

NeideRodriguesPoetisaPotiguar
Enviado por NeideRodriguesPoetisaPotiguar em 07/08/2018
Reeditado em 04/06/2024
Código do texto: T6411943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.