DE UM SEMINÁRIO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA - PARTE II

Gravei:

Fase antiquíssima, o HOMEM articulando as primeiras palavras: 60 milhões de anos. ----- A linguagem, expressão do pensamento por palavras, desempenha papel fundamental em todas as manifestações da nossa vida - através dela, a experiência humana é transmitida. E como isso foi determinante para a evolução da espécie! Investigar a origem da linguagem, preocupação de pensadores de todos os tempos, é desvendar nossa própria história. ----- Somente o ser humano é um ser falante, isto é, que pode se expressar através de palavras - dom de raciocinar, falar e escrever. Duas qualidades de alto valor - inteligência e principalmente a capacidade de comunicação. No misterioso complexo do corpo humano, incessante trabalho de células e artérias, existem dois pontos de distinção: o cérebro, onde se localiza o sistema cortical, e a região da glote, conhecida como cordas vocais, da faringe e da traqueia, onde se realiza o "milagre" do som, designado como aparelho fonador. --------(Aqui, projeções do APARELHO FONADOR e secção frontal da TRAQUEIA.) ----- Toda ciência tem por objeto esse mesmo ser pensante e falante nas múltiplas manifestações da existência (Paleontologia, Arqueologia, Medicina, física, Química, História, Geografia, Matemática, Filosofia, Linguística e muitas outras), porém a Antropologia é a mais importante das ciências que convergem para a espécie humana. Especulativa, sim, tanto quanto a Filosofia, pela finalidade de estudar-pesquisar a causa de todo fenõmeno relativo ao homem e sua permanente evolução, como a LÍNGUA e a LINGUAGEM, expansão nacional de determinado povo ou com o sentido coletivo de universalidade. A LINGUÍSTICA (Glotologia ou Glótica) constitui um dos ramos da Antropologia, esta se desenvolvendo plemanente no século XVIII. Porém, como e quando caracterizar as origens da fala e da escrita. O professor e naturalista alemão ERNST HAECKEL chamou a isto o "enigma do universo", sempre na certeza de que a fala precedeu a escrita - houve a emissão de sons primáros, tentativas de impostação da voz. Como grunhidos, gritos, imitação dos ruídos da natureza que cercava nosso 'ancestral' troglodita, urro dos animais pré-históricos o alarido de gigantescas aves......... Logo, origem na onomatopeia espontânea-natural-instantânea. Na era cenozóica os primatas falariam? Ora, um espécime humano (entre 1.000.000 a 600.000 a. C.) já conhecia o fogo (mitologicamente, PROMETEU presenteou os homens com o elemento fogo...) e possuía uma cultura rudimentar. Duvidosa a antiguidade da escrita, porém admissível na pintura rupestre (das cavernas), desenhos, longuíssima evolução... aparecimento das primeiras letras gerando a estrutura do alfabeto primitivo através de sinais gráficos (Semiologia). Ideia sobre sistemas muito antigos de escrita com os Árias, tribos nômades, em expansão com o sânscrito e o brâmane, o Rigveda, prováveis precursores dos caracteres gráficos. LÍNGUA e LINGUAGEM são encontradas na pesquisa e no estudo dos alfabetos mais remotos, sucessivas transformações através do tempo e do espaço desde as antigas civilizações. Na atualidade, existem cerca de 2.800 línguas e incalculável número de dialetos (Dialetologia), expressões do povo, ditos populares e regionais, gírias - mudanças ou extinções através das gerações, ou afirmações dicionarizadas. Fatores transformadores? Guerras, conquistas, mistura de raças, emigrações,nunca ideal unificação de palavras e significados (Semântica). A LINGUÍSTICA baseia-se em outras ciências fornecedoras de dados - etnologia, etnografia, semiologia, fonologia, geolinguística, psicolinguística e outras. o suíço FERDINAND SAUSSURE, cognominado "pai da Linguística", estabeleceu a diferença entre "langue" (língua) & "parole" (linguagem) e distinguiu fatos sincrônicos (aspecto estático da língua) e diacrônicos (evolução no tempo). ----- A LINGUÍSTICA se divide em Geral e Histórica. Geral - de cunho filosófica, pesquisa e natureza das coisas, a busca na alma humana (psicolinguística) e a causa eficiente dos fenômenos linguísticos. ----- Histórica - compreende as famílias linguísticas, línguas nacionais, dialetos, gíria etc. ----- Problema difícil é classificar as línguas, pelo caráter da mutabilidade. Conhecer uma língua implica em 3 partes - léxico (vocabulário), fonético (pronúncia) e sintático (construção). Classificam-se em monossilábicas ou isolantes (chinês como protótipo), aglutinantes (línguas turca e malaio-polinésio) e flexivas (tronco semítico e indo-europeu). A família humana está dividida em troncos ou famílias linguísticas distintas. Provavelmente, metade da população do globo expressa-se através do indo-europeu, há cerca de 5.000 anos, nesta família incluindo-se as chamadas línguas românicas (ou romances, romanço) derivadas do latim (hoje considerada 'língua morta, isto é, não falada), entre as quais se coloca o PORTUGUÊS. ----- As diversas línguas faladas nas Américas tiveram origem nas emigrações, colonizações e descobertas, fazendo parte da família indo-europeia, como o inglês (americano), o espanhol (castelhano), o francês, o PORTUGUÊS e os dialetos nativos e suas particularidades regionais. As línguas chamadas de ameríndias se elevam a 500, grupos linguísticos variáveis de 75 a 135; no Brasil, cerca de 120 a 150 línguas indígenas, provavelmente ramificadas do tupi-guarani, além de línguas africanas.

---------------------------------------------------------------

FONTE:

"O maior tesouro humano" - Rio, revista PETROBRÁS, n.267. maio-junho/74.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 05/08/2018
Código do texto: T6410529
Classificação de conteúdo: seguro