VENHA VIRTUALMENTE AO RIO DE JANEIRO...

...sob o ponto de vista de quem está naquela cidade.

--- BARRA DA TIJUCA e JACAREPAGUÁ - Ocupação iniciada em 1594 - duas sesmarias concedidas pelo governador do Rio de Janeiro, Salvador de Sá, aos filhos Martim e Gonçalo As terras de Gonçalo foram doadas por sua filha Victória ao Mosteiro de São Bento, cujos monges beneditinos tomaram posse da área em 1667 e fundaram fazendas com plantações de cana-de-açúcar e de mandioca e criação de gado.

--- CAMPO GRANDE - Na esquina da avenida Cesário de Melo com rua Olinda Elis, uma escultura abstrata denominada "Laranja", sugerindo fatias da fruta descascada. Até meados do século XX, economicamente, os bairros de Campo Grande e Santa Cruz, próximos, eram responsáveis pela produção de legumes, verduras e frutas, destacando-se o cultivo da laranja.

--- IPANEMA - Restauração do Chafariz das Saracuras, na praça General Osório, obra esculpida pelo Mestre Valentim em 1795, tombada pelo IPHAN em 1938. "Devolução" das dimensões orignais, bem como saracuras e tartarugas em bronze, furtadas em 2006. O chafariz foi instalado em tempo de Brasil Colônia, antes colocado no Convento d'Ajuda, no centro da cidade, transferido para a praça em 1917.

--- MÉIER - Urbanizado em 1916, ali instalados um coreto de madeira e uma cascatinha em rocaille, decoração que utiliza rochas e conchas. Última reforma em 1992, retirado o chafariz e adicionadas grades. Nome homenageando Augusto Duque Estrada Méier, dono das terras antes de serem doadas ao governo.

--- SANTA CRUZ - Nasceu com a chegada de Cristóvão Monteiro, primeiro ouvidor da cidade do Rio de Janeiro e fundador da Real Fazenda de Santa Cruz, posse das terras em 1567. Em 1936, construído um hangar para dirigíveis, local hoje ocupado pela Base Aérea de Santa Cruz. Candidato a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). /Segundo pesquisa ainda em 2008./

--- SÃO CRISTÓVÃO - Ali um dos mais conhecidos espaços populares de entretenimento, de importância histórica, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, onde funciona a Feira de São Cristóvão.

Blog bairros do Rio: http://www,.rio.gov.br/bairrosdorio. Atualizações rápidas e frequentes.

------------------------------------------------------------------- -------------------------------

FONTE:

"Um novo olhar sobre o Rio' - Rio, SME, "Nós da escola", n.62/2008.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 07/07/2018
Código do texto: T6383812
Classificação de conteúdo: seguro