O Goleiro - Tudo é possível ao que crê I

- Este pênalti é decisivo! - diz o narrador do jogo - Carlos Silva, o número 10, vai chutar! As chances de gol são imensas! Chutou no cantinho esquerdo e... que defesa de James!

No final da partida, uma repórter entrevista o grande goleiro:

- Você é realmente muito bom! Como conseguiu se tornar tão excepcional?

- É uma longa história...

Vamos voltar a 10 anos atrás, quando James tinha 8 anos de idade. Ele era simplesmente o pior goleiro da escola. Ninguém conseguia ser pior do que ele!

- Vamos zoar com a cara do James. - disse Mário a Cícero.

- Vamo! - respondeu Cícero, com uma risada discreta.

Cícero grita para James: - Vamos jogar cara!

- Lá vem o goleirão da escola. - fala ironicamente Mário.

O jogo começa. Propositalmente os garotos que chamaram James deixam o time adversário avançar. James se esforça muito, mas não consegue defender nenhuma tentativa de gol, para a tristeza de dele.

Ele fica cada vez mais triste e é zoado por toda a sala.

Conversas como essas rolavam a todo o tempo:

- Viu as grandes defesas do James?

- Vi sim! Acho que ele é o melhor goleiro da escola! Ha, ha, ha!

James sai da escola com muita raiva! Ele não quer nem saber de futebol. Não quer nem ir à escola!

Ele chega em casa e joga a mochila em cima da cama. Ele chora muito. Só não grita de raiva para não chamar a atenção dos pais.

D. Marta, mãe de James entra no quarto. Ele enxuga os olhos rapidamente. Ela pergunta:

- Aconteceu alguma coisa, filho?

- Não mãe, tá tudo bem!

- Tá certo. Tenho uma ótima notícia para você!

- O que é?

- Comprei 2 ingressos para o jogo do Ceará!

- Vai com o pai!

- Como assim filho? Você ama futebol!

- Não mais! Eu odeio futebol!

- Porque meu filho?

- Porque eu não sirvo pra ser goleiro. Eu sou péssimo! Nunca vou conseguir!

- Leia Marcos 9:23.

- Pra quê?

- Não custa nada. Leia.

- Tá bom.

Ele leu. Lá está escrito: "E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.".

- Mas o que é crer? - se perguntava James.

Ele foi pesquisar na Internet e encontrou a seguinte definição:

"confiar em, aceitar como verdadeiras palavras".

- Como eu vou confiar em mim mesmo? Eu sou péssimo!

Esse era o pensamento de James. Até que ele viu um grande goleiro. Mas ele não tinha braços! Ele se impressionou com aquilo e pensou:

- Se esse cara, com todas essas dificuldades, pode acreditar em Deus e em si mesmo, porque eu não posso?

A partir daí, sua opinião mudou. Ele treinou duro! Assistiu muitos vídeos na Internet, observou os melhores goleiros do seu colégio e tentou imitá-los. Depois de 4 meses treinando, James quis testar suas habilidades.

No dia seguinte, no intervalo da escola, mais uma vez seus "colegas" o chamaram para ser goleiro. E mais uma vez eles deixaram os jogadores do outro time passarem.

Eles deixaram o pior jogador do time chutar, com o objetivo de rebaixar James. Ele defende!

Eles ficam com raiva e deixam os melhores jogadores chutarem, marcam faltas e pênaltis que não existem. Em vão! James não deixa passar nem uma mosca.

Estava bem próximo do Campeonato de Futebol da escola. Os que zombavam de James, vendo que ele tinha melhorado muito, chamaram ele pro time deles.

- Não! - respondeu ele - Eu quero os piores jogadores no meu time!

Ninguém entendeu nada! No início dos jogos todo mundo entendeu. James treinou muito e os piores se transformaram nos melhores jogadores do colégio.