LITERATURA DANDO "OLÉ"/ ESPANHA - PARTE II

2---A CELESTINA --- Espanha, início de 1492, governo dos reis católicos, expulsão dos judeus, transição entre Idade Média e Renascimento. FERNANDO DE ROJAS, estudante bacharel em Salamanca, em apenas 15 dias de férias escreveu uma 'senhora' obra que inspiraria uma Europa inteira. Em princípio, seria "Tragicomédia de Calisto e Melibeia"......... Com o título posterior, mistura do teatro medieval e pensamentos "modernos (para a época) de humanism renascentista. Hibridismo de obra dramática e novela. Edição em 1499. Única obra de um autor, temeroso confesso ao assiná-la, temendo sofrer perseguições eclesiásticas (mais tarde viraria alcaide-mor em Televera de la Reina, onde morreu em 1541). Estória de paixão. Calisto, jovem de linhagem nobre e único herdeiro da família, vê Melibeia quando ela entra no jardim de sua casa à procura de seu falcão e se sente fulminado, disposto até a empenhar a alma para realizar seu desejo de paixão. Contrata Celestina, feiticeira ardilosa, especialista em arranjos sentimentais; esperta em envolver pessoas, promete mil e um favores, atrai os criados de Calixto e alardeia grandes ganhos para todos Sortílega, rapidamente entrega a moça ao rapaz, porém recusa-se a cumprir o trato, isto é, repartir o lucro e é assassinada. Os fatos se acumulam, conspirando contra a felicidade do casal, estória com trágico final- morte do casal. Renascimeno espanhol: características da época tais como forte catolicismo no país e longa luta contra os mouros - literatura anterior era somente de alegorias, descrevendo mistérios da transubstanciação (pão e vinho se transformando em Corpo e Sangue de Cristo no instante da consagração). Espírito carola (gente besta), interminável conflito e obsessão pela morte. Na obra, ousadia de temas sacrílegos: prostituição e cultos pagãos. Modernamente, a palavra 'celestina' virou sinõnimo de alcoviteira. Obra precursora em diálogos, mas também ação e narração. Em certos nmomentos, criados e prostitutas se expressam como filósofos gregos com intermináveis discursos... Havia peças de temas políticos, desprezo pelo feudalismo em ruínas versus louvação à burguesia, mas A CELESTINA imortalizou a simplicidade humana e as questões essenciais: vida, amor e morte. ----- FILME - 1996, Espanha, drama - PENÉLOPE CRUZ e JUAN DIEGO BOTTO. /// Não confundir com A PROFECIA CELESTINA, filme baseado no livro de James Redfield (parábola: teses psicológicas e espiritualistas) - um antigo manuscrito em aramaico, talvez deixado porpadres franciscanos, profetas perseguidos, é encontrado nas florestas peruanas contendo 9 visões associadas aos fatos mais importantes do século XX e também nossos relacionamentos mais íntimos. ----- FILME - 2006, Estados Unidos, drama e aventura, MATTHEW SETTLE.

---------------------------------------------------------

----------------

FONTE:

"A tragicomédia das paixões" - Rio, jornal O GLOBO, sem data.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 03/06/2018
Código do texto: T6354457
Classificação de conteúdo: seguro