O QUE NUNCA SE DEVE DIZER A UMA CRIANÇA

Para a construção da via, muitas demolições de prédios, ruelas, desapareceu a praça XI e o Campo de Santana "encolheu" mutilado. Permaneceu a Igreja da Candelária (projetada em 1775, só totalmente construída em 1898), de frente para o mar e de costas para a nova rua. Comprimento de 3.950 metros por 70 metros de largura, marco do Estado Novo, a avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, então Capital Federal, foi inaugurada num 7 de setembro. Ah, 1944, ainda durante a II GM... Dia de parada militar, como de praxe. Campanha governamental (ideia do presidente, tá?) para que as crianças fossem vestidas com trajes militares. Menina, "soldada", entusiasmada com a roupa de marinheira - beges a saia pregueada e a blusa com grande gola quadrada na parte de trás, enfeitada de fitas branca-vermelha-marinho. ELA procurou e não havia apito no pequeno bolso. Contestadora! "E como é que EU vou espantar os tubarões?" Tubarões na rua?! (Muito desenho animado aos domingos no Cineac, de variedades - filmes, notícias internacionais, guerra na Europa, esporte...) Na loja, tentaram argumentar qualquer coisa, mas a guriazinha insistiu /educadamente: "I am sorry..."/ e conseguiu: tiraram o apito de outra farda (masculina!) do estoque. Uma apitaria incrível na hora do desfile... a garotada toda querendo fazer barulho. ---------- Saco vazio não fica em pé, o trio papai-mamãe-filhinha (5 anos, 3 meses e alguns dias) caminhou até o mercado municipal onde havia pequenos bares que serviam almoço e - parecia moda naquele ano... - em lugares chiques, médios ou simples, inclusive botequins pé-sujo nos bairros, serviam arroz com camarões gigantescos. Espaço pequeno, poucas mesas. A "marinheira' nestas alturas já estava imunda de algodão doce e picolé de chocolate... No que iam entrando, uma mulher magra, elegante, sentada a uma mesa, a viu e pronunciou em voz alta o que preferencialmente n u n c a se deve dizer a uma criança com menos de 7 anos (pessoas cautelosas nem abrem a boca): "AI, QUE GRACINHA!" ---------- Tragédia ou comédia, ELA reconheceu a artista e encarapitou-se no colo. ---------- Artistas, efetivo plural, o chamado TRIO DE OSSO, alusão ao fato de serem macérrimos por natureza /fome, jamais!/, HÉBER DE BOSCOLI, a mulher YÁRA SALLES e o compositor LAMARTINE BABO, o famoso LALÁ, que a menina já conhecia do teatro, programa infantil ao vivo. ---------- HÉBER - radialista, ator, radioator, apresentador e compositor, sobrinho da pianista-compositora CHIQUINHA GONZAGA, parente de muitos outros artistas. / YÁRA - radialista, apresentadora, atriz de radionovela, pouca participação posterior em novelas televisivas. / LAMARTINE - um dos mais importantes compositores do Brasil, primeira composição aos 14 anos; formado em Direito; gozador e sentimental romântico; a partir de 1949, compôs os hinos populares (não oficiais: estes ninguém conhece até hoje...) dos 11 clubes do futebol carioca. Os três tinham um animado programa de r´dio, quase humorístico, "Trem da Alegria" (1943 a 1956 - popularíssimo, a ponto de se transferir da Rádio Nacional para o Teatro Carlos Gomes). ---------- (Aliás, dias antes, sortearam o número da cadeira, prêmio maior se tivesse nos pés o sapato da loja patrocinadora, estava com um de verniz preto /é evidente!/; subiu ao palco, YÁRA a beijou, recebeu boneca de pano com cara de louça; ansiosa (será assim eternamente!) e precipitada (décadas esbarrando aqui e ali: acidentes domésticos!), tropeçou no fio do microfone, boneca "já era"... como consolo, um saco de balas. Não chorou e acabou rindo de si mesma; aí, todo o auditório saiu do suspense e gargalhou junto.) ---------- O que aconteceu depois do "...GRACINHA!" foi que YÁRA, mãe de VICTOR, idade aproximada, ofereceu 'alguns' camarões do prato e ELA os pegou quase todos, YÁRA rindo, a mãe tentou pegá-la, desistiu, as mulheres passaram a conversar. O pai dirigiu-se a LAMARTINE e num tempo recorde, talvez após um bom vinho de barril ou 'loura' gelada, tremenda apoteose cantorística, uma berraria danada, contraponto da voz fina de LAMARTINE, voz melodramática de HÉBER e o vozeirão do pai da menina. Juntou foi muita gente para ouvir e muitas pessoas participaram da improvisada opereta - predomínio das obras carnavalescas de LALÁ. ---------- A ESTÓRIA ficou na história e na memória.........

---------------------------------------------------------------

------------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos "AVENIDA PRESIDENTE VARGAS no Rio de Janeiro" --- "NUMEROLOGIA - DATA DE NASCIMENTO / LETRA INICIAL DO NOME / SAIBA COMO É (e será) O SEU FILHO".

HQ - 1---BICHINHOS DE JARDIM, de CLARA GOMES - BICHINHO NO CASULO, CHUPETA NA BOCA, filosofando - "A revolução será feita pelas crianças! Nenhuma outra categoria tem tanta criatividade... resiliência, força de vontade... e capacidade de gerar sorrisos em quem jádesacreditou da vida!" ----- O MESMO BICHINHO - "Legal, você vai jogar GOD:TWKZ023 comigo, tio!" MINHOCA VERDE - "Ahã, como é que eu faço?" BICHINHO - "É fácil. Aqui você anda, nesse você mira, aqui atira, o do lado recarrega, esse outro troca arma e nesse pequeno recupera vida!" MINHOCA - "Tô pensando em te dar um dominó no Dia das Crianças, que tal?" BICHINHO debochando - "Ih, você morreu!" ----- MINHOCA - "Tuta, pode escolher ser o que quiser na vida! Vamos sempre acolhê-lo e amá-lo, OK?" BICHINHO - "Eu quero ser um guarda-chuva branco com bolinhas pretas!" MINHOCA em choque. BICHINHO - "Essa é sua cara de acolhimento?" ----- CARACOL - "Tuta, sua geração taí pra reinventar nossa forma de consumir. Com mais consciência, informação e respeito à natureza!" BICHINHO - "Quer dizer que não vou ganhar um carrinho novo hoje, né?" ----- JOANiNHA - "Tuta, você está de castigo!" BICHINHO - "O quê?" JOANINHA - "Você não me dá outra alternativa!" BICHINHO - "Isso é uma injustiça! Sou vítima de uma sociedade que preza mais a obediência do que a criatividade!" JOANINHA - "Rabiscar a casa inteira não é criatividade!" BICHINHO - "Você está desatualizada das teorias pedagógicas..." ----- joaminha - "OI?" BICHINHO - "Tia, resolvi que não vou mais à escola! Vou ser um youtuber famoso, não preciso estudar!" JOANINHA em choque - "Precisa, sim! O sofrimento na escola pode gerar ótimos temas pros seus vídeos!" BICHINHO - "Acho que prefiro falar da opressão familiar sobre a criança!" JOANINHA, no berro, furiosa - "ESCOLA, JÁ!" ----- 2---DUSTIN, de STEVE KELLEY e JEFF PARKER - ADVOGADO para a juíza - "Meu cliente gostaria de solicitar um recesso!" No quadrinho seguinte, o cliente-menino em balanço na pracinha, ADVOGADO empurrando com as mãos - pensamento; "Cara, eu odeio tribunal juvenil!" ----- MENINO - "Tô cansado do Dirk me perseguindo por aí!" DUSTIN conselheiro - "As pessoas podem ser cruéis. Às vezes, a melhor saída é ignorá-las. Se você ficar bravo, Dirk vence. Mas, se você disser "Desculpe, eu não estava escutando", quem vence é você." MENINO calado. DUSTIN - "Hayden?" MENINO - "Desculpe, eu não estava escutando."

NOTA DO AUTOR:

TRIO DE OURO - Conjunto vocal brasileiro formado em 1937: primeiro, dupla PRETO E BRANCO, Herivelto Martins e Francisco Sena, e a cantora Dalva de Oliveira que durou até 1950. Um dos sucessos gravados foi justamente "Praça Onze".

FONTE:

"Uma quase sessentona dribla a decadência" - Rio, jornal O GLOBO, 28/9/03.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/04/2018
Código do texto: T6314722
Classificação de conteúdo: seguro