COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - PARTE II (CONT.)

Uma retrospectiva de TOULOUSE-LAUTREC (1864/1901) no MASP em 2017, pintor e litógrafo, mostra de sua personalidade - 75 obras, cartas, bilhetes, fotos e vários documentos... legitimidades de escritores, como MARCEL PROUST (1871/1922), STEFAN ZWEIG (1881/1942) e muitos outros. ----- Transgressão, ousadia, vida boêmia, pintor pós-impressionista, personagem emblemático. Doença congênita que lhe enfraquecia os ossos das pernas, consequência foi estatura de 1,50m. Filho de um conde, mas "esqueceu" a nobreza e a aristocracia no bairro parisiense de Montparnasse, celebrizado em sua obra, entre dançarinas, prostitutas e a burguesia boêmia da noite, onde retratou a virada do século XX: França, 1900 - ambiente dos salões e cabaré, superando traumas e inquietações do próprio artista, obra atemporal da mudança nos costumes e sexualidade. ----- Sifilítico, alcoólatra, diferenças familiares (apenas tranquilidade na relação muito forte com a mãe), fim da vida aos 36 anos, sem compreender completamente seu importante papel na história da arte - mito valorizado pelos artistas modernos. Influenciou Picasso na fase azul. Popularização de pessoa/obra e crescimento a partir dos anos 50, com o filme "Moulin Rouge", drama biográfico norte-americano, de JOHN HUSTON, 1952, nome de famoso cabaré em Paris. ----- Exposição intitulada "Toulouse-Lautrec, em vermelho" - acervo do museu paulistano + empréstimo de coleçoes particulares e de instituições internacionais da Europa.

-----------------------------------------------------------

--------------------------------------------

NOTAS DO AUTOR:

NOME COMPLETO - HENRY-MARIE RAYMOND DE TOULOUSE LAUTREC MONFA.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, conhecido popularmente como MASP - Fundado em 1947 por ASSIS CHATEAUBRIAND, paraibano, jornalista e advogado.

FONTE:

"Cronista dos pincéis" - Rio, jornal O GLOBO, 30/6/2017.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/04/2018
Código do texto: T6314718
Classificação de conteúdo: seguro