COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - PARTE II

Nova palestra no sindicato. Espontaneamente EU dei pré-pequenos palpites e cedi a vez para uma professora de figura atraente, de conversa menos didática, mais divertida... Gravei, fotografei.

(IN-)COMUNICAÇÃO

INTERNET pode ser "moderninha", mas a COMUNICAÇÃO existe desde os tempos de ADÃO e EVA, quando ELA repetiu (encaminhou?) o recado (e-mail) da serpente (internauta desconhecido em bate-papo de sexo heterossexual?), isto é, sugestão (mensagem) para o casal comer (ao vivo, nada virtual) a........ MAÇÃ. Já estavam há 7 (número cabalístico) anos naquela vidinha mansa /nem era crise de desemprego ainda.../, não ata nem desata, adiando a missão divina (popularização da pílula anticoncepcional só em 1960) de encher a TERRA com seus descendentes, sem a menor aula (teleducação: educação à distância entre o espaço divino e o (terrestre?) de anatomia); em todo caso, arriscaram... Comeram literalmente a tal da maçã, metaforicamente "o fruto proibido da árvore da ciência", e somente após isto é que conscientizaram a vergonhosa (?) nudez (ou nus, nota dez?), foram expulsos do Paraíso (marketing de novo condomínio, com triplex?), as roupas (estilista francês ou italiano?) passaram a ser de origem animal (hoje casaco de lontra pode dar cadeia), pois na época não se questionava ecologia nem matança aleatória de animais e era muito *vinho todo dia (os AA surgiram bem mais tarde). // Não muito tempo depois, a TORRE DE BABEL (ou de papel A4?) tentou explicar porque existiam TANTAS línguas diferentes......... Diz-se que o ARAMAICO 'era o inglês' de então... // Acontece que......... não há COMUNICAÇÃO quando as pessoas usam a mesma LÍNGUA (idioma, código linguístico, a 'langue' de SAUSSURE) em LINGUAGENS (uso da língua, a 'parole' de SAUSSURE) diferentes, como, digamos, os regionalismos e as gírias. // Um exemplo casual. Em francês, em espanhol, mesmo em alemão, a pronúncia da palavra "cocotte" foi sempre traduzida como 'prostitura', ora de acordo com situação e ambiente referindo-se a um determinado "utensílio de cozinha" (pequeno prato resistente ao calor usado para cozinhar e servir comida - considerandp-se um relativo anti-anglicanismo, seria o... pirex, possivelmente). Numa tagarelice de reunião feminina, descomprometedora, disseram que determinada jovem ausente era uma 'cocotte linda'. Elogio ou xingamento? Pessoas mais velhas sorriram com desdém (e falsíssimo pudor), jovens perguntaram. Nada depreciativa, EU esclareci na hora com o DICIONÁRIO DE COMUNICAÇÃO: "Gíria /que persistiu nas décadas de 60-70, tempo da Garota de Ipanema - jovem estilosa, moderninha, roupa de marca de última moda, geralmente cabelo liso até a cintura, andar um tanto rebolativo, sempre carregando livros... Sartre, Simone, o carioca destemido Vinícius......." Foi um AHHH geral. // Há um dirigente religioso, no Rio, que é simpático, amável, bonitão, sempre sorrindo, tipo "tudo-está-muito-bom" Todos gostam dele. Mas em ambiente de muitas pessoas sempre existem os "macunaímas" (por certo, os tais acusados nunca ouviram falar), eternamente sentados num banco ou mesmo deitados em redes ou não, "ai, que preguiça..." - como dizia o personagem de MÁRIO DE ANDRADE. Comum falarem assim na ex-capital federal, não ofendendo nem magoando: "Ô malandro, vagabundo, paradão, vá entregar as compras na casa dos fundos." Resposta do preguiçoso jovem: "Não vou porque 'hoje' /não dias seguidos/ estou aposentado." Nem olha, tenta adivinhr a real pesada quantidade não comunicada, repete o comando para outro... mesmas palavras que ouviu da 'chefia', e acabam indo juntos, cada um segurando uma alça da sacola única nesse dia. // Questão de SINTONIA, apenas: a exata COMUNICAÇÃO, isto é, a conexão psicológica que deve existir entre EMISSOR e RECEPTOR da MENSAGEM. // A palavra 'processo' - conjunto sequencial de ações com objetivo comum - não dá brilho em panelas (talvez algumas vezes até limpem a humanidade), mas tem também 'mil e um' significados: criar, inventar, projetar, transformar, controlar etc. - escolher o significado certo para o conceito exato. Conheço um desagradável grupo de interesseiros-usurpadores, tentam golpes todos os dias, uma das mulheres dizendo que iria 'processar' uma revista semanal pela publicação de uma receita de doce, "erro de COMUNICAÇÃO". Como assim? Teve prejuízo, o pudim não deu certo... Danos morais (falar é fácil!). Citou o nome do cozinheiro-doceiro famoso. Os amigos pilantras (?) sob a promessa de parcela na gorda indenização e muita cervejada... ou iriam à redação da revista em arruaça de "quebrar tudo"... ELA releu a receita, certinha - onde dizia 11 gemas, colcou 12 ovos inteiros; onde dizia 1 ovo inteiro, nem sabia mais de verdade o que colocara, efeito mais para omelete assado que pudim cremoso. Perfeitíssimo RUíDO (entrave) e IN-COMUNICAÇÃO. // Em décadas passadas, anos 60-70, tempo de censuras absurdas e perseguições intempestivas: por uma INTERPRETAÇÃO distorcida, suspensa exposição de quadros do pintor TOULOUSE-LAUTREC (1864 / 1901), chamado "o pintor da luz vermelha", mal interpretado como "francês comunista". Freguês assíduo de certo salão da boemia de Montparnasse, bairro parisiense, cabarés, alegre vida noturna, repetia nos quadros a cor atraente dos sofás de veludo. Muitos quadros, 75 'vermelhinhos'... sem foice e martelo. Reabiiitação no MASP, exposição guiada, entre junho e outubro de 2017. // Cidadezinha do interiorzão, pequeno lugarejo no Nordeste, muita gente de bicicleta ou andando léguas "de pés" (linguagem regional), prefeito jovem moderninho ofereceu vagas "a ambos os sexos", oportunidade de emprego para dirigir ônibus, em transporte gratuito para a população carente da região. Vagas eternamente abertas porque se sentiram ofendidos, "gente assim que é 'homi' e 'muié' ao mesmo tempo (hermafroditas)?" - havia homens e mulheres simplórios previamente se imaginando rejeitados no departamento de pessoal da prefeitura porque se definiriam mascuinos ou femininos. Gravei porque EU - palestrante - estive lá em caravana de assistência social, patrocinada por uma ONG de crescimento humano. "Mas dona, eu já tenho 1.85..." // Outra cidadezinha. Sertão de Pernambuco. Bebida industrializada, com nome do fabricante, rótulo rabiscada rusticamente por um gurizinho de 5 anos, certamente filho do dono, vaga semelhança com caju. Viajante carioca detesta. Ofereceram. ELA educadamente recusou. "Não, dona, pode tomar sem susto; essa daí é cajuada de laranja, tem também cajuada de abacaxi, cajuada de limão, cajuada de coco e cajuada de coca-cola e de guaraná..." Para eles, qualquer suco ou refrigerante é... cajuada. Só não citaram cajuada de... caju, fruta que o fabricante também detesta.

EU, colaborador da doce loura palestrante, gostaria de traduzir a (IN-)COMUNICATIVÍSSIMA expressão "nu com mão no bolso".

------------------------------------------------------------

------------------------------------------------

LEIAM meus trabalhos "Anúncio há que ser criativo" - I, II e III - "Códigos" - "Maçã" - I e II - "Mídias" - I e II - "Rádio" - I e II - "Rápida aula sobre cartum, charge e HQ" - "Rápida aula sobre humor gráfico" - I e II - "Rapidíssima aula de teoria da comunicação".

HQ - ZOÉ E ZEZÉ, de J. SCOTT e R. KIRKMAN - MÃE - "Hammie, fale com sua avó enquanto eu coloco essas roupas para lavar..." FILHO MENINO - "O que devo falar?" MÃE - "Eu não sei. Diga a ela alguma coisa interessante sobre o seu dia." FILHO - "Tá bem." ELE ao telefone - "Oi, vó. Eu vi dois cachorros se abraçando hoje." MÃE no grito - "DESLIGA! DESLIGA!" // PAI - "Olha, Zilá não está se mexendo." IRMÃO MENINO - "Zilá é um bebê!" PAI - "Sim, Zezé, mas ela ainda está sentada aí sem fazer nada!" IRMÃO - "Mas acho que ela está fazendo algo!" PAI - "OK! Rápido, vá buscar uma fralda!" IRMÃO no grito - "CÓDIGO MARROM! CÓDIGO MARROM!" // Caixa de leite derramando no chão. MÃE - Eu acabo de dizer para você segurar com as duas mãos." FILHO MENINO - "OK." MÃE - "Tudo que eu falo entra por um ouvido e sai pelo outro?" FILHO - "Claro que não! A maioria delas vai para a pasta de spam." // PAI ao volante - "Cadê esse lugar?" FILHA MENINA - "Pai, apenas use o GPS no seu celular!" PAI - "Você acha que Colombo tinha GPS? Que Vasco da Gama tinha GPS:" FILHA - "Os dois já não morreram?" PAI - "Eles não morreram dando dando voltas no quarteirão várias vezes!" MÃE - "É... faz sentido." // MARIDO vendo esposa se arrumar - "Indo a algum lugar hoje?" ELA - ""Wren tem consulta no pediatra hoje." MARIDO - "Deve ser uma visita de rotina." ELA - "Sim. Não espero nenhuma surpresa." --- Agora, no consultório, mãe com a bebê no colo. MÉDICO - "Entra. Ela já está imitando mensagens?" MÃE - "Você me perguntou se a Wren já está imitando mensagens de texto?" MÉDICO - "Bem, imitando tudo isso todos os dias. Possivelmente, a Wren está imitando vários comportamentos repetitivos seus." MÃE - "Os meus comportamentos repetitivos? Eu não consigo pensar em nada que eu faça repetidanente." BEBÊ - "Blá blá blá blá blá..." MÉDICO - "Viu? A Wren está te imitando agora." MÃE - "O quê?" Bebê em nova imitação, chocalho ao ouvido, mesmos monossílabos. MÉDICO - "Ela está imitando a mamãe dela ao telefone." BEBê em novo bláblá. MÃE - "Eu não falo desse jeito." MÉDICO - "Isso é do desenvolvimento da criança, Wanda, não um palco e um microfone." Mais blá blá blá... MÃE - "E eu nunca reviro os olhos dessa forma." MÉDICO, despachando-a - "Está tudo bem. Vejo vocês em seis meses." MÃE para bebê: "Diga 'Obrigada, dr, Joseph'..." MÉDICO à bebezinha - "E continue imtando sua mãe!". MÃE no grito - WREN NÃO ME IMITA!" BEBÊ no grito: "BLÁ BLÁ BLÁ!"

NOTA DO AUTOR:

*Descoberta recente, em sítio arqueológico na Itália, jarra de cerâmica armazenada (por sorte, desencravada intacta) desde o início da Idade do Bronze na Europa, antes de 3000 a. C. - vinho......... - presença de resíduos de ácido tartárico e sais de sódio, que ocorre naturalmente nas uvas e nos processos de fabricação do vinho, pode? Localização - Monte Kronio, Agrigento, costa Sudoeste da Itália. Daí, erro ao anunciarem plantação de videiras e início da produção de vinho naquele país em "recentes" meados desta época, entre 1300 a 1100 a. C. Grande interrogação: vinho branco ou 'rosso' (tinto)?

FONTE (parcial):

"Um vinho de 3 mil anos a. C." - Rio, jornal O GLOBO, 26/8/2017.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/04/2018
Código do texto: T6314714
Classificação de conteúdo: seguro