1043-HÚMUS E UNOS

Linda tarde de domingo, o sol gostoso de um verão ameno provocando uma preguiça geral no pessoal ao redor da piscina de nossa casa no Vale do Ouro.

Todos aproveitavam o bom tempo: os jovens e as crianças brincavam na água, os adultos e idosos espreguiçavam-se e tomavam sol em cadeiras semi-horizontais, jogando conversa fora.

Para animar um pouco o pessoal, comentei:

— Nossos vizinhos aí do lado estão pensando em criar minhocas.

— Minhocas? — perguntou meu genro Luiz. — Para iscas de anzol?

— Não. São minhocas especiais, grandes. Para produção de húmus. Minhocas da Califórnia.

— Uai, mas como é essa criação?

— Há de se construir um minhocário, Elas reproduzem muito depressa e precisam ficar confinada numa caixa feita com placas de cimento.

— Ah, bom...

O assunto parece que iria morrer assim, ninguém mais se interessando por minhocas ou por qualquer outra coisa que fosse, a não ser os bons goles de cerveja gelada ou um mergulho na piscina.

— Ah, agora me lembrei de uma notícia que vi num programa rural na tevê, sobre esse assunto. — Disse Carlos, meu filho mais velho, sentado ao meu lado.

“Chiiii — pensei — Lá vem o Carlos com suas conversas bobas.”

— As minhocas da Califórnia? — perguntei mais por perguntar do que por curiosidade.

— Não. É um projeto de importação da Itália. A FIAT é que está patrocinando esta importação.

— E essas minhocas da Itália produzem muito húmus?

— Não. Elas são especiais para produzir UNOS!

Todo mundo caiu na piscina.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 2018.

Mini-Conto # 1043 da SÉRIE MILISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 18/04/2018
Código do texto: T6312568
Classificação de conteúdo: seguro