Ria Antes De Agir

"O riso pode salvar uma vida" Quem já não ouviu isso? Pois bem! Reza uma velha lenda chinesa que um dia um JOVEM aluno irado pelos insucessos e cobranças de seu VELHO mestre o ofendeu e desafiou. O JOVEM aluno estava irado e confiante de que faria o que havia dito ao seu VELHO Mestre e exceto por uma ínfima e única fração de segundos sentiu medo e arrependimento do que havia feito pois estava tomado pela fúria e convicção inquestionável da juventude. Porém para sua surpresa o VELHO Mestre o fitou com um olhar arguto e prescrutador daqueles que te vasculha os recônditos da alma enquanto cofiava sua longa e grisalha Barba e... sorriu! Na verdade ele riu! E riu muito! Não foi uma risada de escárnio, deboche ou desafio, não, não foi nada disso! Foi uma risada pura e verdadeira de diversão e contentamento. Risada essa que fez com que o JOVEM aluno também desse uma risada de constrangimento e desconcerto. Percebendo a loucura que havia feito e as consequências nefastas que viriam dos seus atos impensados o JOVEM aluno de imediato se desculpou com o seu VELHO Mestre que de pronto o perdoou passando a mão sobre sua cabeça em um gesto de reconciliação. Ao sentir o toque da mão calejada e áspera do VELHO Mestre sobre a sua cabeça de imediato o JOVEM aluno se retraiu assustado pois sentiu toda energia e força que o VELHO Mestre havia contido para não castigar seu JOVEM aluno. À noite durante o jantar o JOVEM aluno procurou o VELHO Mestre e questionou o porquê de ter sido poupado de um justo castigo. O VELHO Mestre lhe respondeu que se lembrava claramente como era ser jovem e falho e de como era irritante e frustrante ser o alvo de constantes cobranças e que por isso embora a ofensa e o subsequente desafio do JOVEM aluno o tivessem levado as raias da exasperação foi a lembrança do seus desatino passado que o fizera rir de si mesmo enquanto fitava o seu aluno e fora essa "risada" que o impediu de dar o que o JOVEM aluno merecia naquele momento poupando assim o VELHO Mestre do arrependimento que viria a seguir pela reprimenda dada ao JOVEM aluno. Assim sendo uma boa risada evitou muita dor e arrependimentos.

alexandre l tartaglia
Enviado por alexandre l tartaglia em 06/04/2018
Reeditado em 06/04/2018
Código do texto: T6301296
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.