RETROCESSO-ARTE: CAMINHANDO PARA TRÁS NO TEMPO E NO ESPAÇO-PARTE II

PICASSO visitou as gravuras rupestres do Norte da Espanha e definiu que "Depois de Altamira, tudo é decadência". Trabalho de verdadeiros 'mestres': imagens de mãos, bisões e cavalos - animais do cotidiano -, também foram achados alguns pingentes, pequenas esculturas e adornos decorativos... tudo estava lá... Na época, arqueólogos imaginaram a apenas' 17 mil anos como um registro da primeira manifestação artística do homem, que toda a humanidade gostaria de ver de perto. A verdadeira idade das obras de arte é controversa após a descoberta de desenhos superpostos que ficariam entre 36 mil, os mais profundos, e 17 mil, os de superfície. Mas a UNESCO, entre 2002 e 2012, fechou totalmente o espaço para turistas; notada a presença de micro-oraganismos, o entra-sai de curiosos contribuindo para a perda dos pigmentos paleolíticos. Colônias destes 'micros' (bactérias e fungos) podem crescer sem controle. Em 2015, visitas experimentais, 5 pessoas por semana em roupas-toucas-calçados especiais. Se o acesso passar a ilimitado, haverá riscos no ambiente até então preservado. Entrar nas grutas rastejndo já é um dano e certas áreas podem ficar restritas à pesquisa. No Museu de Altamira, há uma réplica da gruta com as principais gravuras conhecidas e guias para explicações. isso não basta?

Também fechadas, desde 1963, as grutas francesas, pinturas danificadas pelo calor, umidade e uma leva de micro-organismos; brevemente réplicas serão inauguradas.

--------------------------------------------------------------

-------------------------------------------

FONTE:

"Patrimônios da humanidade: visitas indesejadas" - Rio, jornal O GLOBO, 4/4/15.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 31/03/2018
Código do texto: T6296058
Classificação de conteúdo: seguro