DUAS EM UMA-PARTE III
Alguns desenhos de MIGUEL PAIVA.
***RADICAL CHIC - 1982, ano de seu "nascimento": uma contestação do estereótipo feminino tradicional.
1---ELA - "Mãe, este modelito verde é qualquer nota de horrível... Esses babadinhos são expressionistas!! E a calça com estes debruns dourados, precisa ser muito perua para usar. Ai!!" AMIGAS aparecem de repente. UMA DELAS - "Esplêndido! Olha só! Que lindo esse conjuntinho, verdade! É a coisa mais linda que eu já vi!" ELA - "Vai ver que EU não peguei bem o espírito da coisa!!"
2---MÉDICO - "A dieta é simples. É só cortar o açúcar, as massas, os molhos, as bebidas alcoólicas, os bicoitinhos, as frituras..." ELA estica os braços, desafiadora: "E os pulsos, doutor?"
3---REFLEXÕES DA PRÓPRIA: "Quando EU tinha 20 anos, o que EU queria era revolucionar o mundo... Agora nos 30, quero fazer tudo diferente do que fiz até hoje... Quando chegar aos 40... acho que uma boa plástica resolve tudo."
4---ELE QUEM falando? - "Não desanime, menina! As pequisas revelam que o homem do futuro vem aí! E ele virá alegre, conquistador, doce, compreensivo, jovial, carinhoso, despojado..." ELA - "...e atrasado!" ----- "Falamos duas línguas diferentes, tá? Quero uma mulher mais exigente, mais compreensiva, mais companheira... mais... mais..." ELA - "...Homem? Certo aí! Poderíamos falar de negócios, canoagem e mulheres."
***CHIQUINHA - Uma RADICAL CHIC criança, 1989, menina de dez anos que gosta de tudo na vida: perfeita tradução dos tormentos infantis.
"Aniversário de criança, filha de pais modernos, é um saco! Vem muito mais adulto do que criança!"
***GATO DE MEIA IDADE - Em 1994, investida no universo masculino.
1---ESTABELECENDO O DIÁLOGO - No aeroporto. ELE - "Será que tem teto?" ELA - "Teto solar?" ----- No posto de gasolina - no carro, vidro escuro, duas pessoas no interior. ATENDENTE - "Bom dia, doutor. Quer uma olhadinha no óleo? No nível da água? Uma lavada no parabrisa? Um cafezinho?" ELE - "Não."
2---CAIU NA REDE, É TROUXA! - Ele calado, ar pensativo, ante o notebook. ALGUÉM: "Sua vida é tão interessante! Conta pra mim, mas não deixa nada de fora. Exponha-se!"
3---DIGA-ME COM QUEM COMES... - Sentados na montanha ao nascer do sol - ELA - "Eu trouxe semente germinada, suco de luz, chá verde, tofu,gergelim, flor de sal, frutas secas e um fuminho."
4---HORA DO FRACASSO - ELE em estado de choque. mordendo o travesseiro. ELA - "Não fique assim! Relaxa. Você não tem que ter obrigação atlética com o sexo. ELE - "É... homem é assim..." ELA - "A gente pode tentar a segunda amanhã, depois? Que tal?" ELE - "Mulher é fogo. Quer logo criar compromisso." ----- Quando o homem começa a negar fogo, a mulher tem que colaborar... - ELA - "Amor, quer que eu faça um striptease para você?" ELE - "Tudo bem, mas faz vestida com a camisa da seleção!"
5---DORMINDO - Um sono incontrolável. ELE deitado no sofá... ELA, super loura, vestido vermelho decotadão, sentada no cantinho que sobrou, olhando, com cara de decepção. ----- Um sono eterno. ELE deitado no sofá, mãos cruzadas sobre o peito: "Brincadeirinha. É que 8 horas são uma eternidade para mim."
6---7 (?) MANEIRAS DE DIZER ADEUS - Na parede, um grande cartaz: FUI! ELA - "Que ingrato. Ia me despedir dele e ele nem esperou!"
F I M